Justin Bieber surge se divertindo após passar por paralisia no rosto
Por Redação - 10/07/22 às 13:10
Ao que tudo indica, Justin Bieber se recuperou totalmente da paralisia temporária no rosto, uma das consequências da síndrome de Ramsay Hunt. Para quem não se recorda, em 17 de junho, o cantor usou as redes sociais para anunciar aos fãs que terá de adiar a turnê para se tratar do problema de saúde.
Mas, dias atrás, Bieber foi visto se divertindo como nunca ao lado da esposa, Hailey Bieber, e do amigo Usher em um parque de Idaho. O famoso parecia despreocupado e verdadeiramente feliz enquanto brincava no parque aquático.
A SÍNDROME DE RAMSAY HUNT
A síndrome de Ramsay Hunt é causada pelo vírus varicela-zoster, o mesmo da catapora. Ela é um distúrbio neurológico raro que ocorre quando esse vírus toma conta de um nervo na cabeça perto do ouvido interno. Após ter varicela na infância ou herpes zoster quando adulto, o indivíduo pode ficar com o vírus adormecido no corpo, e ele pode se reativar, produzindo sintomas da Ramsay Hunt. O risco de ter esta condição aumenta em pessoas imunossuprimidas, diabéticas e em crianças ou idosos que já tenham sofrido com catapora.
Entre os sintomas está uma erupção dolorosa que acontece dentro do canal auditivo e fora do ouvido. Além disso, isso também pode ocorrer na língua e no céu da boca. Em razão do acometimento do ouvido interno, as pessoas afetadas pela condição podem apresentar vertigem ou zumbido no ouvido.
Em alguns casos, a síndrome de Ramsay Hunt também causa perda auditiva no lado do rosto que foi impactado pela condição. Como o astro pop, também o indivíduo também pode apresentar fraqueza, queda facial ou paralisia no lado do rosto prejudicado pelo vírus. Essa fraqueza gera dificuldade para fechar o olho, fazer expressões faciais, levantar a sobrancelha e para mastigar.
“A paralisia dos músculos faciais ocorre devido a compressão do nervo facial causada pela inflamação da região pelo vírus da varicela zoster”, explicou a Dra Kátia Blume.
DIAGNÓSTICO
O diagnóstico da doença que acometeu o astro canadense é realizado com base nos sintomas apresentados. Também são feitos exames no ouvido, testes para avaliar o lacrimejamento e o paladar, e o PCR, que é capaz de detectar a presença do vírus.
“O diagnóstico é realizado principalmente pela sintomatologia, exame na região do ouvido. Também é possível fazer o PCR para detectar presença do vírus causador da síndrome”, explicou a especialista.
TRATAMENTO
O tratamento desta síndrome consiste na utilização de medicamentos anti-inflamatórios fortes e antivirais, assim como os analgésicos, em caso de dor. O uso de lubrificantes específicos para os olhos à noite e lágrimas artificiais durante o dia também é indicado para evitar a secura do olho afetado, principalmente, se ele não estiver fechando. Exercícios de fonoaudiologia podem ajudar a minimizar os sintomas na audição e estimular os músculos faciais, melhorando a paralisia.
“Em alguns casos quando há compressão do nervo facial é necessário uma intervenção cirúrgica para descomprimir o nervo”, acrescentou a cirurgiã dentista.
Leia+: Justin Bieber e a esposa Hailey são barrados em restaurante de Nova York
Se o nervo acometido não estiver muito danificado, os movimentos podem voltar ao normal em algumas semanas. Entretanto, em uma situação mais grave, pode não acontecer a recuperação total. Diante disso, o indicado é iniciar o tratamento o mais rápido possível, sendo que o recomendado é até três dias após o inícios dos sintomas.
Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.