Kleiton & Kledir lançam CD e DVD única apresentação em São Paulo

Por - 02/10/06 às 01:29

Divulgação

Esta semana os irmãos Kleiton & Kledir estarão em Sampa para uma única apresentação do novo show que marca o lançamento do DVD e CD gravados ao vivo. O show contará com participação especial de Vitor Ramil, outro irmão poeta, músico e cantor do clã Ramil.

Independente do talento da dupla, algo inquestionável e que faz parte da historia da musica popular brasileira, OFuxico apóia este show com um carinho (muito) especial, pois o irmão que aparece nas fotos sempre do lado direito, Kledir, é nosso colunista numero 1, ou seja, foi o primeiro a aceitar e apoiar nosso site e escrever para ele, quando dávamos nossos primeiros passos.

Fica aqui a dica e o serviço do show:
Quarta-feira – 4 de outubro
21h30 no Citibank Hall (Antigo Palace)
Alameda dos Jamaris, 213 – Moema SP
Informações sobre ingresso pelo telefone: 4505 2506
O show marca o lançamento paulistano do CD e DVD Kleiton & Kledir ao vivo, vencedor do Premio Tim de Musica como melhor CD de 2006, na categoria Canção Popular.

O novo show

No início dos anos 80, um crítico carioca tentou definir Kleiton & Kledir como "uma dupla de ingleses que canta uma língua parecida com o português". O público não estranhou o idioma e consagrou nacionalmente ‘Paixão’, ‘Maria Fumaça’, ‘Vira virou’, ‘Fonte da saudade’, ‘Deu pra ti’ e ‘Nem pensar’. Artistas como Mercedes Sosa, Simone, Chitãozinho & Xororó, Caetano Veloso e Fito Paez também não se perturbaram com o sotaque e gravaram o repertório de K&K. Os "ingleses" inspiraram até tema de samba-enredo, no Carnaval carioca de 2002. Vinte anos depois, já dá para tentar outra definição: Kleiton & Kledir são uma dupla que canta música popular gaúcha brasileira.

O CD e o DVD “Kleiton & Kledir Ao Vivo” são a prova de que os adjetivos gaúcho, brasileiro e popular são sinônimos de Kleiton e Kledir. O registro do show gravado no Salão de Atos da PUCRS, em Porto Alegre, no início de setembro, e produzido por Paul Ralphes (este, sim, inglês da gema), que já trabalhou com Kid Abelha, Cidade Negra e Skank, contempla desde canções que valorizam tradição e memória, como ‘Maria Fumaça’, ‘Vento Negro’, ‘Noite de São João’ e ‘Canção da meia-noite’, até baladas delicadas como ‘Fonte da saudade’ e ‘Estrela, estrela’ (esta com a participação do autor e mano de K&K, Vitor Ramil), e épicos como ‘Vira, virou’. Um dos diferenciais da dupla, o dom de transformar em poesia expressões do cotidiano,  brilha em ‘Deu pra ti’, ‘Paixão’ (capaz que alguém não conhece o verso "ah, esse maldito fecho ecler"?) e nas duas músicas novas “Capaz”  e “Então tá”, recolhidas entre as 60 inéditas que Kleiton e Kledir reservam para um novo disco, agendado para 2006.

Os extras do DVD trazem ainda comentários da dupla sobre o show, making of do espetáculo, todas as 16 músicas do repertório cifradas, legendas em português, inglês e espanhol, e ainda um documentário que mostra K&K viajando de Pelotas a Porto Alegre e lembrando pessoas e lugares importantes em suas carreiras.

Depois de uma separação de mais de sete anos, que valeu para que Kleiton estudasse por algum tempo em Paris e para que Kledir explorasse a carreira solo e o talento de cronista, eles voltaram dispostos a mostrar que não esqueceram o idioma do sucesso. Como resumiu Kledir: “Não somos de nenhuma turma. Gostamos de Beatles, de milonga e de Noel Rosa”.

Deu pra entender? Traduzindo em bom português: os guris continuam tri a fim de compor e cantar, e a turma deles não é só a do Bom Fim, mas todos aqueles que são fãs da música popular gaúcha brasileira. (Por Renato Mendonça)

    

 

Clique abaixo e navegue pelo site oficial da dupla, que é muito legal!


×