La Rosalía! Saiba mais sobre a cantora espanhola em ascensão

Por - 25/01/20 às 10:05

Reprodução/Instagram

La Rosalía! Se você já ouviu esse bordão em alguma música, então você deve conhecer um pouquinho da sonoridade dessa espanhola que vem despontando cada vez mais no cenário pop internacional.

Com 26 anos e pouco mais de 1,60m de altura, ela já faz barulho como uma explosão que deu início em uma faísca vinda, ao que parece, do nada, porém já queimava há um tempo. E foi o flamenco o grande responsável por alavancar o trabalho da jovem estrela que já acumula na bagagem amizades famosas e fãs cheio de influências.

Rosalía no clipe de Con Altura

Mas engana-se quem pensa que as melodias melancólicas apenas do violão com a sua voz foram capazes de deixá-la satisfeita. Sem um estilo musical definido unicamente por um rótulo, Rosalía colocou dentro de um saco o R&B, trap, a eletrônica, o hip-hop e claro, o flamenco, e o chacoalhou muito bem para criar a sua identidade musical tão única.

Vem saber um pouco mais sobre a artista que promete continuar cada vez mais forte no cenário do entretenimento.

Origem

Rosalía, nascida Rosalía Vila Tobella, é de Sant Esteve (Baix Llobregat, na Catalunha), a poucos quilômetros de Barcelona.

Deu início à cantoria aos sete anos de idade, quando seu pai pediu para que se apresentasse em uma reunião familiar. Ela cantou com tanto afinco que ao abrir os olhos, viu que as pessoas estavam bem emocionadas. Desde então, seu objetivo se tornou fazer da música a sua arte.

Graduada, sim, meu amor!

Ela é formada pela Escola Superior de Música da Catalunha (Esmuc). Assim que terminou os estudos, Rosalía foi para o estúdio com Raül Refree e construiu aquele que seria seu primeiro disco, Los Ángeles, lançado em 2017.

Com uma raiz flamenca bem forte, o trabalho teve a sua notoriedade, porém não teve o tamanho da exportação como o trabalho seguinte e o single que a mostrou para o mundo todo.

O reconhecimento

Em 2018, Malamente, single do segundo álbum de estúdio, El Mal Querer, despontou o talento da jovem. 

A sonoridade diferenciada acompanhada de um clipe cheio de atitude lançou os olhares para Rosália, que mostrou ter a atitude de uma diva pop mas ao seu estilo tão certeiro, rodeado de trejeitos flamencos.

No Grammy deste ano, que acontece no próximo domingo (26), ela concorre nas categorias de Artista Revelação e Melhor Álbum Latino de Rock, Urbano ou Alternativo. Já na versão latina da premiação, em 2019, a celebridade garantiu quatro gramofones.

Além disso, também venceu a categoria de Melhor Video Pop Internacional no UK Music Video Awards e foi nomeada ao Artist on the Rise pelo YouTube, que mostra artistas e canais em ascensão na plataforma.

Língua 

Bom, isso é bem óbvio, mas a artista fala espanhol. Ou melhor, ela fala catalão, porém já disse que adorava conversar em castelhano com a irmã porque se sentiam outras pessoas, como personagens.

O legal é que a cantora continua usando a sua língua nativa nas canções. Todas são em espanhol clássico já que é mais fácil para que outras pessoas fora da região entendam, porém há homenagem ao catalão como a canção Dio$ No$ Libre del Dinero, presente no EP F*****g Money Man (2019).

Vai, Brasil!

Em entrevista ao POPline, Rosalía chegou a revelar que é muito fã de ninguém mais, ninguém menos do que Caetano Veloso – e que adoraria gravar uma música com ele.

“Sou muito fã da música brasileira. Uma de minhas grandes referências, sem dúvida, é Caetano Veloso – por sua carreira e sua forma tão livre de fazer música. Eu amaria fazer uma música com ele! Quero muito ir ao Brasil. Se Deus quiser, vai acontecer, porque esse lugar me encanta!”, afirmou a aposta da indústria fonográfica.

E os dois se conheceram! No dia 30 de abril de 2019, a espanhola realizou um sonho na segunda em Nova York e o brasileiro, que também estava na cidade, foi assistir ao show dela no Redbull Music Festival, no Webster Hall. Após a apresentação, Caetano foi até aos bastidores cumprimentá-la. David Byrne também estava por lá.

Participação especial

No ano passado, Harry Styles lançou o aguardado segundo álbum solo, Fine Line, e uma das canções, Adore You, virou single.

Claro que as expectativas em torno do clipe ficaram a milhão até o lançamento oficial. Projetado como uma história, a gravação a respeito da fictícia ilha de Eroda teve a narração de Rosalía, que já começa avisando: "Em todos os mares do mundo, nunca houve uma terra como a ilha de Eroda.”

Até no cinema

Está achando que é só no mundo musical que ela é sucesso? A estrela foi escolhida para fazer parte do último filme de Pedro Almodóvar, Dor e Glória, lançado em março 2019, e atuou ao lado de Penélope Cruz e Antonio Banderas.

---