Lars Von Trier é banido do Festival de Cannes após declarar-se nazista
Por Redação - 19/05/11 às 14:03
Os diretores do Festival de Cinema de Cannes baniram o cineasta dinamarquês Lars Von Trier depois que o diretor expressou simpatia por Hitler e pelo nazismo durante coletiva de imprensa de seu novo filme, Melancolia, nesta quarta-feira (18).
Trier disse:
“Eu pensei que fosse judeu e era feliz por ser judeu. Mas então descobri que era, na verdade, um nazista… E isso também me deu certo prazer. O que posso dizer? Entendo Hitler…Simpatizo um pouco com ele.”
Os organizadores pediram que Lars se retratasse imediatamente depois da entrevista e o diretor explicou:
“Se magoei alguém esta manhã com minhas palavras na coletiva, eu sinceramente peço desculpas. Não sou antissemita ou racista. Tampouco sou nazista.”
Mas aparentemente o pedido de desculpas não foi suficiente.
Os diretores emitiram comunicado nesta quinta-feira (19), onde se lê:
“O Festival de Cannes traz artistas de todo o mundo para apresentarem seus trabalhos e defender a liberdade de expressão e criação. O conselho de diretores do festival, que teve uma reunião extraordinária nesta quinta-feira, lamenta profundamente que esse fórum tenha sido usado por Lars Von Trier para fazer comentários inaceitáveis e contrários aos ideais da humanidade e da generosidade que direcionam a existência do festival.”
E conclui:
“O conselho condena firmemente esses comentários e declara Lars Von Trier uma persona non grata (pessoa indesejável) no Festival de Cannes, a partir de agora.”
O filme Melancolia, no entanto, ainda está na competição oficial do festival. Ele é estrelado por Kirsten Dunst, Kiefer Sutherland, Charlotte Gainsbourgh, Charlotte Rampling, Alexander Skarsgard e seu pai, Stellan Skarsgard.
O Fuxico: O site que é referência sobre famosos. Notícias apuradas, sempre em primeira mão.
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.