Lázaro Ramos conta por que negou interpretar Martin Luther King três vezes
Por Redação - 13/10/15 às 12:30
Em entrevista à revista 29HORAS de outubro, o ator Lázaro Ramos conta como foi o processo pelo qual recusou por três vezes o texto do espetáculo teatral O Topo da Montanha, sobre Martin Luther King, e os motivos que o fizeram montar e interpretar a peça ao lado da esposa Taís Araújo.
Para deixar a visão mítica que muitos têm sobre um dos principais líderes mundiais de movimentos dos direitos civis dos negros, o casal de atores o aproxima dos brasileiros e mostra que as questões sociais enfrentadas por Luther King na década de 1960 ainda são atuais.
Há um ano, Lázaro foi sondado pelo amigo e diretor Dennis Carvalho para interpretar uma peça sobre a última noite de vida do líder pacifista, entretanto, na oportunidade ele não se interessou. Alguns meses depois, outro diretor, João Falcão, lhe apresentou a mesma ideia. Ele leu o texto e diz que o achou americanizado demais para o Brasil, negando mais uma vez a proposta de trabalho.
Porém, no início de 2015, a história caminhava para ser a mesma, mas terminou de um jeito totalmente diferente. Ao finalizar sua entrevista com o ex-ministro do STF Joaquim Barbosa para o seu programa Espelho, no Canal Brasil, Lázaro Ramos recebeu das mãos do chefe de gabinete de Barbosa, Silvio Albuquerque, um material encadernado, que havia traduzido do original norte-americano escrito pela dramaturga Katori Hall, que era exatamente o mesmo texto sobre Luther King.
Com opinião anterior formada sobre a peça, ele pensou que se tratava da mesma abordagem e deixou o texto de lado.
Porém, sua esposa Taís Araújo começou a ler o texto. Ao terminar, ela disse que os dois deveriam interpretar juntos essa história emocionante e brincou: “Ó, ou você lê isso ou a gente termina o casamento”, pressionando o marido e caindo na risada.
Assim, Lázaro leu o conteúdo e diz que ia se apaixonando pelo texto a cada passagem. “Compreender como esse homem entrou em lutas como essa, sem reagir, falando sobre a não violência, tudo isso foi muito importante. Acabamos encontrando um monte de semelhanças com o período atual. Inclusive, vemos as nossas fraquezas nele e as nossas possibilidades também”, disse.
A peça está em cartaz no Teatro FAAP, em São Paulo.
Aos 36 anos de idade, Lázaro é considerado um dos artistas mais talentosos de sua geração e, além da peça O Topo da Montanha, nesse mês também estreiam dois filmes com o ator, que foram apresentados no Festival do Rio: Mundo Cão, de Marcos Jorge, ele atua ao lado de Adriana Esteves, e Tudo que Aprendemos Juntos, de Sérgio Machado, onde divide cenas com a atriz Fernanda de Freitas.
Como se não bastasse, ele ainda está nas telinhas com o seriado Mister Brau, da Rede Globo, que a cada capítulo vai caindo nas graças do público.
Juntinhos! Lázaro Ramos e Taís Araújo estreiam no teatro
Jornal inglês compara Lázaro e Taís Araújo a Jay-Z e Beyoncé
Lázaro Ramos e Adriana Esteves lançam filme em Festival
Lázaro Ramos e Taís Araújo: 24 horas juntos
Taís Araújo celebra 11 anos de casada com Lázaro Ramos
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.