Leandro Hassum é condenado a indenizar médicas. Saiba os detalhes!
Por Flavia Cirino - 10/09/24 às 09:07
A Justiça do Amazonas condenou Leandro Hassum. Desse modo, ele terá que indenizar as médicas Gabrielle e Isabelle Kirk Maddy Lins, que se sentiram ofendidas após comentários feitos durante uma edição do programa “Encontro”, em 2021.
Leandro Hassum já ofendeu Davi brito. Relembre!
Na ocasião, o ator criticou publicamente as profissionais, que teriam furado a fila prioritária da vacina contra a Covid-19. Assim sendo, a condenação determinou o pagamento de R$ 20 mil para as médicas, divididos em R$ 10 mil para cada uma.
Comentários de Leandro Hassum, ao vivo, geram polêmica
Em sua participação no programa, Leandro Hassum discutia sobre pessoas que estariam se vacinando antes do cronograma oficial.
Relembre a participação de Leandro Hassum no ‘MasterChef’
No debate, ele chamou as médicas recém-formadas de “burras” ao comentar as fotos que as irmãs publicaram ao receberem a primeira dose do imunizante.
“A primeira coisa que me vem é que são burras, né, amor? Na boa, quer fazer besteira, para que é que posta? Acho um absurdo, Fátima. É um caô. Não tem consciência de que está tirando uma pessoa que realmente precisa”, disse Hassum, na época, ao lado da apresentadora Fátima Bernardes.
Juíza vê ofensa sem justificativa
A juíza Ida Maria Costa de Andrade, responsável pelo caso, decidiu, antes de mais nada, que as palavras de Hassum excederam o limite da liberdade de expressão e causaram dano à imagem das médicas.
“A liberdade de manifestação do pensamento pode incorrer em excessos e abusos capazes de conduzir à violação a outros direitos”, afirmou a magistrada primeiramente na sentença.
Ela enfatizou que as ofensas feitas em rede nacional impactaram a vida pessoal e profissional das irmãs, que passaram a ser conhecidas de forma negativa pelo público.
Hassum recorre da decisão
Apesar da decisão judicial, a defesa de Leandro Hassum já recorreu da sentença, buscando anular ou reverter a condenação. Com o recurso, o caso poderá seguir para a segunda instância, onde um novo julgamento ocorrerá.
Receba as notícias de OFuxico no seu celular!
Até a decisão final, entretanto, o ator não precisará efetuar o pagamento da indenização, mas o processo ainda pode se arrastar por mais tempo nos tribunais.
As irmãs, filhas de donos de uma rede hospitalar, haviam sido nomeadas especialistas da linha de frente da saúde um dia antes de serem vacinadas, o que levantou suspeitas de irregularidades. A repercussão das declarações do ator foi imediata, levando a um processo judicial por parte das médicas.
É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino