Leonardo nega envolvimento com trabalho escravo: ‘Jamais faria’
Por Luigi Civalli - 07/10/24 às 17:38
Leonardo se manifestou publicamente nesta segunda-feira, 7 de outubro, para falar das acusações de trabalho escravo envolvendo uma de suas propriedades rurais. Após seu nome aparecer na “lista suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o sertanejo gravou um vídeo para desmentir as informações.
Ele explicou que arrendou a fazenda mencionada e não possui envolvimento direto com a gestão dos trabalhadores.
Receba as Notícias de OFuxico em seu celular
Entenda o caso e a inclusão de Leonardo na “lista suja”
O Ministério do Trabalho e Emprego publica semestralmente a “lista suja”, que inclui empregadores responsabilizados por manter trabalhadores em condições análogas à escravidão. Na última atualização, 176 novos nomes foram acrescentados, incluindo o de Leonardo. O artista, no entanto, explicou que a fazenda em questão, chamada Lacanca, está arrendada para o plantio de soja e que ele não conhece os trabalhadores envolvidos.
“Surgiu um funcionário lá nessa fazenda que eu arrendei, que eu não conheço, nunca ouvi falar, nunca vi. De repente, fui visitado pelo Ministério Público do Trabalho, com todo o respeito a vocês. Eles foram muito bem recebidos na minha fazenda e foi lavrada uma multa para mim, que sou o proprietário da fazenda. Mas não da Fazenda Talismã, e sim da Fazenda Lacanca, onde arrendei para ser plantada soja, entenderam?”, disse Leonardo.
A multa e o desfecho da situação
Leonardo também revelou que, ao ser notificado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), ele recebeu uma multa, mas que o caso já foi resolvido. “Pagamos a multa, está tudo acertado e arquivado. Eu respeito o Ministério Público, mas houve um mal-entendido. Não conheço quem estava lá naquelas casinhas, nem quem os colocou lá, porque, gente, eu já plantei tomate. Eu sei como é a vida, é difícil, e do fundo do meu coração, jamais faria algo assim”, afirmou, ressaltando ainda ser totalmente contrário a qualquer prática relacionada ao trabalho escravo.
Ao final de seu pronunciamento, Leonardo reforçou sua posição contra o trabalho escravo e destacou sua trajetória pessoal e profissional como exemplo de integridade. “O Brasil me conhece, sabe quem eu sou e da idoneidade que sempre tive. Sou completamente contra qualquer prática desse tipo. Graças a Deus, isso foi a herança que meu pai e minha mãe me deixaram. Estou dizendo a vocês que eu não me misturo nessa lista, nessa lista de trabalho escravo. Sou totalmente contra esse tipo de coisa”, concluiu.
Formado desde 2010, já passou pelas editorias de esporte e entretenimento em outros veículos do país e atualmente está no OFuxico. Produz matérias, reportagens, coberturas de eventos, apresenta lives e ainda faz vídeos curtos para as redes sociais