Letícia Gomes revela segredo por trás de vídeos virais de maquiagem
Por Andreia Takano - 27/11/24 às 11:46
Desde 2017, a influenciadora Letícia Gomes, de 30 anos, impressiona com suas transformações super realistas em personalidades e personagens famosos.
O que nem todo mundo sabe, no entanto, é que Letícia conta com uma estrutura rebuscada por trás dos seus vídeos virais, utilizando técnicas de iluminação para chegar em um resultado satisfatório para seus mais de 10 milhões de seguidores nas redes sociais.
Zé Neto anuncia volta aos palcos após tratar depressão
“Para fazer as transformações eu utilizo técnica de luz e sombra, que nada mais é que contorno e iluminação. Uso os produtos de forma mais acentuada para realmente trazer a mudança, dar a impressão de que meu rosto virou outro. E cada mínimo detalhe importa no processo, faz toda a diferença.
Além da maquiagem em si, o que eu gosto de abordar nos vídeos é a interpretação, trazer vida ao personagem, falo que é a ‘cereja do bolo’, incorporar o personagem é uma das partes mais divertidas”, revela.
Além de toda a estrutura que a maquiadora possui para produzir os conteúdos, ela conta que sempre faz um estudo da pessoa ou personagem que vai se transformar, antes de gravar.
Dessa forma, Letícia consegue analisar bem os detalhes do rosto e entender os trejeitos da personalidade para poder, enfim, interpretá-la nos vídeos.
“Depois de estudar, gosto de escolher o áudio para usar no meu vídeo e poder dublar. Se escolho me transformar em um cantor, por exemplo, busco uma música dele de sucesso ou algo que esteja em alta e a galera se identifique. Para personagens de séries e filmes gosto de pegar falas que remetem bem ao personagem. Então, vou me adaptando de acordo com quem eu escolho e cada transformação é única. Depois disso, crio o roteiro, para não me perder e saber qual passo da maquiagem fazer em cada trecho do áudio escolhido. Sempre separo algumas fotos de quem eu vou me transformar, principalmente em um ângulo que esteja de frente e sem sorrir, para ver cada detalhe do rosto, assim consigo ir reproduzindo em mim”, detalha.
A beauty artist ainda revela inspiração em uma técnica das drag queens para revelar uma das maiores dúvidas de seus fãs: “As pessoas sempre perguntam o que eu passo nas sobrancelhas para cobrir, e eu passo cola bastão. Foi a forma mais eficaz que achei para cobrir bem”. Além dos produtos, outra coisa que a influencer investe bastante nas transformações é o tempo.
“Pode parecer rápido, afinal o resultado que a gente vê nos vídeos duram segundos, mas todo o processo pra chegar naquele resultado, dura pelo menos 1 dia inteiro. Desde a escolha e estudo do personagem, escolha de áudio e criação de roteiro, até aproveitar ao máximo o resultado da transformação. Porque além do vídeo do passo a passo da transformação, eu aproveito pra gravar outros conteúdos, como dublagens, transições e até mesmo coisas pontuais quando estou bastante inspirada, como foi o caso do Bruno Mars, que gravei um dança transformada nele. E digo que é muito tempo investido, até porque faço tudo isso sozinha, inclusive edição. E claro que existe também o investimento material, porque preciso escolher as perucas, o figurino e acessórios, fora as maquiagens que são usadas”, diz.
Letícia afirma que já demorou metade de um dia inteiro se produzindo para realizar uma transformação: “É bem trabalhoso porque são muitos passos até o resultado. Além de ter todo o preparo até gravar realmente o vídeo, tem também o pós, que é a edição. Então, antes de começar a gravar o vídeo da transformação, eu gravo alguns takes do “antes”, como Letícia mesmo, para fazer algumas transições. E a transformação em si, eu levo em média 5 horas para finalizar tudo. Claro, cada transformação é única, já tiveram algumas que levei menos tempo, mas também já cheguei a levar 12 horas fazendo uma transformação, que foi a do Venom”.
Apesar de todo o trabalho, a maquiadora se diz realizada com os resultados entregues e sucesso na internet: “Eu fico muito feliz com alguns resultados, principalmente de personagens e pessoas que eu acompanho há tempos, porque consigo pegar realmente os trejeitos deles. Sempre tive muita facilidade em fazer isso. E poder encaixar essa habilidade no meu trabalho, nas transformações, faz toda a diferença. Apesar de algumas não saírem como eu gostaria, ainda assim sou grata, pois sei todo o trabalho que tive para chegar àquele resultado e sei que sempre dou o meu melhor. E acho que no fim das contas esse é o grande segredo do sucesso, o conjunto da obra. Maquiagem, amor pelo que eu faço, dedicação e interpretação”.