Liberdade, Liberdade: Rubião descobre quem é Joaquina

Por - 27/07/16 às 13:30

Divulgação/TV Globo
Presa por Rubião (Mateus Solano) dentro de sua própria casa, Joaquina/Rosa terá o seu grande segredo descoberto nos próximos capítulos de Liberdade, Liberdade, novela que ocupa a faixa das 23h, na Globo. 
 
O Intendente ficará sabendo que Rosa é, na verdade, a filha de Tiradentes (Thiago Lacerda), delatado por ele no início da trama, e de Antonia (Letícia Sabatella), a quem matou. Inicialmente perplexo, Rubião será tomado por raiva e dará uma surra na mulher.
 
Tudo começará quando Anita (Joana Solnado) encontrar entre os pertences de Joaquina o livro que era de Tiradentes e uma pistola, objetos pessoais que ela levou para sua casa nova, depois de se casar. Logo depois de achar as peças, Anita as levará para o Intendente.
 
"Meu Deus! É o livro de Tiradentes", se surpreenderá Rubião.
 
Ele lê, em seguida, uma dedicatória na folha de rosto em que o alferes presenteia a filha com o livro. O Intendente elogia a eficiência da governanta, mas quando Anita se aproxima para dar-lhe um beijo, Rubião se esquiva.
 
Enquanto isso, Joaquina/Rosa está presa dentro do quarto, tentando arrombar uma das janelas para fugir. Ela se lembra do livro e, ao checar se ele estava no lugar escondido, descobre que não.
 
"Meu Deus, o que será de mim agora? Estou perdida", conclui.
 
Rubião entra no quarto, com o livro nas mãos e confronta a mulher, perguntando o que aquilo significa, por que aquilo estava com ela.
 
"Este livro me pertence, é meu por direito. Por eu ser quem eu sou", diz Joaquina.
 
"Você é a filha do traidor?".
 
"Sou filha de um herói", responde Joaquina.
 
Rubião fica estarrecido e logo se lembra do momento em que matou Antonia. Ele pergunta como Joaquina foi capaz de manter sua identidade por tanto tempo em segredo.
 
"Eu só não revelei porque não sabia como você reagiria".
 
O vilão ficará cada vez mais irritado, acusa Joaquina de traição e pergunta se ela está envolvida com os rebeldes.
 
"Não! Jamais!".
 
"Mas o que importa é que você nasceu com o sangue inimigo da Coroa", afirma Rubião, já alterado.
 
Ele acrescenta que desde menina ela se tornou uma especialista na arte de mentir. Joaquina, disfarçando o medo, tenta acalmá-lo e explica que se não fosse por Raposo (Dalton Vigh), que a salvou e a levou para Portugal, os soldados da Coroa teriam matado uma criança inocente. Ela diz ainda que jamais faria algo de ruim para Rubião. A mocinha, então, pega na mão de seu marido e pede para que ele a aceite do jeito que é, assim como ela fez com ele.
 
Num rompante, ele dá um tapa na cara de Joaquina.
 
"Mulher vil, calculista", xinga o Intendente, dando uma surra na mulher.
 
---