Lília Cabral sobre sua personagem: ‘Fico suada, acabada’

Por - 29/04/16 às 12:29

Divulgação/TV Globo/Caiuá Franco
Contar a história de uma mulher que vira amante de um homem casado, engravida dele, o bebê lhe é arrancado dos braços, ela cai na prostituição, é desprezada pelo filho e ainda vira uma revolucionária, não é tarefa fácil. Mas Lília Cabral, com seu peculiar talento e experiência, tem executado tal missão bravamente.
 
Na pele de Virgínia, dona do bordel de Liberdade, Liberdade, novela exibida na Globo na faixa das 23h, a atriz passará por mais uma agrura no capítulo desta sexta-feira (29). A personagem será espancada por Malveiro (Bruce Gomlevsky), a mando de Dionísia (Maitê Proença), só por estar cada vez mais próxima de Joaquina (Andreia Horta).
 
"Em A Favorita (2008), Leon (Jackson Antunes) batia, batia, batia em Catarina e ela não aparecia machucada. Agora, Virgínia quase morre. Nunca tinha surgido em cena tão desfigurada, é uma novidade para mim passar por esse tipo de maquiagem. Ficou muito real. A câmera foca à distância e a luz vai caindo, só aparece a nossa silhueta. Quando Joaquina me encontra desacordada, é que estou toda destruída. Acho que imaginar fica muito mais forte do que assistir, propriamente. Não vale a pena destacar a violência pela violência. Eu mesma, quando telespectadora, não gosto de ver", contou a atriz ao jornal Extra.
 
Viver uma personagem de época, de certa forma, também é novidade para Lilia Cabral, aos 58 anos de idade e 37 de carreira. Em sua lista, apenas  Salomé (1991) e Chocolate Com Pimenta (2003) não são contemporâneas.
 
"Passo um calor horroroso com essas roupas, mas em compensação a trama me leva para um mundo que jamais imaginei. Quando entro no set, minha sensação é que a minha verdade é aquela ali, a que foi criada. Essa coisa selvagem, grotesca, suja, sabe? Está sendo importante, principalmente porque eu sou fresca. Eu sou bem cheia de coisinha. E com essa personagem, tenho que me desconstruir. Eu fico suada, acabada. É um teste para mim. E estou me comportando muito bem".
 
Apesar de circular por um ambiente em que o sexo é o foco, a sensualidade de Virgínia se limita a decotes generosos. Para a atriz, a nudez explícita é desnecessária.
 
"Ainda não apareci e acho que nem vou aparecer pelada na novela. Há, sim, cenas em que estou trocando de roupa, tomando banho de costas… Não tenho problema com a nudez, mas acho que não é o caso. Tenho que saber me colocar, não sou mais uma atriz novinha".
 

Tags:

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.