Liniker revela origem do nome e reage a polêmica com Carlinhos Maia
Por Flavia Cirino - 26/12/24 às 13:40
Destaque no jornal inglês The Guardian, publicado na quarta-feira, 25 de dezembro, a cantora Liniker revelou curiosidades sobre a origem de seu nome e destacou detalhes de sua trajetória.
O nome da artista foi uma homenagem sugerida por um tio fanático por futebol, inspirado no ex-jogador Gary Lineker. Aos 29 anos, Liniker contou que sempre adorou seu nome.
Liniker: Primeira trans a vencer o Grammy Latino
“Eu amo meu nome desde que era criança, ele tem um som maravilhoso”, afirmou a cantora.
No entanto, Liniker explicou que o nome sempre gerou confusões. “As pessoas costumavam ter muita dificuldade para pronunciá-lo. Elas diziam: Leeniker… Linker ou Lynicker… ou Linkin Park! Ultimamente, o que mais me chamam é LinkedIn. ‘Oh, você é aquele cantor do LinkedIn, não é?’”
Liniker comenta treta com Carlinhos Maia
Enquanto a entrevista ao The Guardian trouxe leveza, outro episódio envolvendo a cantora gerou forte repercussão na comunidade LGBTQIA+.
Na terça-feira, 24 de dezembro, o influenciador Carlinhos Maia publicou um vídeo durante uma viagem a Natal, trocando os pronomes da artista ao comentar sobre sua performance.
“Você foi para o show dele, dela, delu, dolu, de Liniker. Dele! Mas ele cantou como dela com Priscila Senna do Recife, vou botar a música, o que importa é a música”, afirmou Carlinhos.
Após o impacto negativo, o influenciador apagou o vídeo, mas o estrago já estava feito. No dia seguinte, véspera de Natal, duas organizações do Nordeste que defendem os direitos LGBTQIA+ denunciaram Carlinhos Maia por transfobia. De acordo com a “Folha de S.Paulo”, o caso pode ter implicações legais.
‘Não quero pedir desculpa’, diz Carlinhos Maia
Tentando amenizar a situação, Carlinhos usou o Instagram para se pronunciar, mas sua declaração foi criticada por piorar o cenário. “Eu coloco as músicas da Liniker aqui no Instagram faz anos. Ontem, eu estava completamente embriagado. Eu tento estudar, mas sempre me atrapalho, sempre surge uma sigla nova”, disse ele, primeiramente.
Em seguida, ressaltou: “É o mundo falando mal de mim. Fica aqui não uma desculpa, por que não quero pedir desculpa, mas a Liniker é ela. Fica esse carinho aqui nela, vou continuar ouvindo, e a comunidade vá pra p*** que p****, não preciso de vocês para nada.”
Liniker arrebata o Prêmio Multishow 2024
Apesar da polêmica, Liniker segue em alta. No início do mês, a cantora brilhou no Prêmio Multishow 2024, conquistando quatro categorias, incluindo Álbum do Ano por “Caju” e Artista do Ano.
Receba as notícias de OFuxico no seu celular!
O álbum, lançado em agosto, foi um fenômeno. Em 24 horas, acumulou seis milhões de reproduções e dominou as paradas, chegando ao top 1 no iTunes Brasil e ao 11º lugar na Rússia.
A faixa-título também alcançou o topo das paradas brasileiras no iTunes, consolidando Liniker como um dos maiores nomes da música atual.
É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino