Louise Cardoso defende sua personagem: ‘Sueli não é homofóbica’

Por - 17/07/11 às 11:02

Divulgação/TV Globo

Louise Cardoso está vivendo um grande desafio em sua vida. A atriz interpreta Sueli, em Insensato Coração, da Globo, dona de um quiosque – voltado para o público gay -, que descobre ter um filho homossexual. A princípio, Eduardo acredita que a mãe é homofóbica, mas a atriz defende que este é apenas um instinto de proteção:

“A personagem ainda vai explicar esta atitude se não apoiar o filho em sua homossexualidade. A revolta dela é porque tem convivido com a violência contra gay, ainda mais quando ela visitou os amigos do Chicão que sofreram uma agressão muito forte e ficaram machucados. Ela é uma mulher de bom coração que só quer proteger o filho e está atitude vai se revelar apenas como um excesso de proteção”.

Ela também conta que a discussão do homossexualidade na trama tem o intuito social de mostrar que tem de ter coragem para enfrentar o preconceito.

“Os autores [Gilberto Braga e Ricardo Linhares] colocaram isso para orientar os filhos gays e também é uma maneira de iluminar uma história que não é simples. Ela tem medo do ódio e do preconceito dos outros. Quando ela percebe que o Eduardo é corajoso e disposto a enfrentar todo o preconceito, ela é radical e vira uma verdadeira defensora dos direitos dos homossexuais, inclusive participa e vira musa da Parada Gay”.

Louise afirma que não é a favor de nenhum tipo de discriminação, ainda mais quando uma mãe tem preconceito contra seu próprio filho.

“Acho um absurdo isso! A homossexualidade é da pessoa e não escolha dela. A mãe ter preconceito é o que há de pior. Ela está no mundo para dar o carinho necessário ao filho. É muito mais complicado quem tem corrupto ou ladrão dentro de casa. Já existe um preconceito da sociedade e a mãe tem de apoiar”.

A atriz acha fundamental que a presença de Sueli seja esclarecedora para mães que estão vivendo a mesma situação.

“A maneira como é colocado é bacana, já que ela não tem a intenção de levantar bandeira. Ela só é uma mãe que ama seu filho, escreve um cartaz e é entrevistada como musa da Parada Gay. A Sueli vai orientar as mães a amenizar o preconceito e mostrar que só tem medo da homofobia”.

O Fuxico: O site que é referência sobre famosos. Notícias apuradas, sempre em primeira mão.  

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.