Luciana Gimenez apóia campanha de saúde
Por Redação - 02/11/06 às 17:00
A exemplo do cantor e compositor Toquinho, Luciana Gimenez também resolveu apoiar a campanha de conscientização da doença da Fibriodisplasia Ossificante Progressiva (FOP). A apresentadora vestiu a camisa da FOP Brasil, associação brasileira que ajuda pessoas que sofrem com esse problema.
Em 2005 Luciana ficou comovida com o caso de Wellington de Souza (22 anos – Itavevi/SP) que esteve em seu programa mostrando o drama de ser portador de FOP, a partir daí surgiu uma afinidade da apresentadora com a causa, que afinal, por ser uma doença rara, causa sofrimento aos portadores devido aos inúmeros profissionais de saúde desconhecerem a doença e tratá-la de forma equivocada.
As fotos de Luciana Gimenez estarão em cartazes e folders que em breve serão distribuidos em hospitais e locais estratégicos para divulgação.
O que é FOP?
A Fibrodisplasia Ossificante Progressiva – FOP é uma doença genética rara, caracterizada pela má-formação dos dedos grandes dos pés e pela formação progressiva de ossos no interior dos músculos, tendões e ligamentos. Por volta da segunda década de vida, a maior parte dos pacientes já perdeu a mobilidade de todas as grandes articulações do corpo inclusive da articulação da mandíbula. Sendo assim, nesta época da vida, a maioria dos pacientes com FOP se encontra restrita a cadeiras de rodas ou a uma cama e com imensas dificuldades para se alimentar.
Não há como prever em que posição o corpo de uma pessoa com FOP se imobilizará.
Algumas pessoas são forçadas a viver na posição ereta e outras sentadas ou semi-sentadas.
A retirada dos ossos a mais que se formam na FOP, acarreta uma explosiva formação de novos ossos. O mesmo ocorre quando o paciente sofre injeções intramusculares, cirurgias diversas, biópsias, anestesias dentárias e traumas nos músculos de outras naturezas.
Por enquanto, a FOP ainda não tem cura ou tratamento.
Somente a educação de profissionais da área de saúde, familiares e pacientes pode fazer com que a pessoa com FOP não tenha uma evolução de sua doença ainda pior do que a sua própria evolução natural.
Aqui no Brasil há casos de pacientes sendo tratados com quimioterapia, radioterapia e medicamentos para câncer.
A FOP é uma doença que ainda não tem cura, porém o diagnóstico correto e precoce pode fazer muita diferença na vida de quem a possui.
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.