Luiz Felipe Mello usa tempo livre para aprender a tocar flauta

Por - 05/05/13 às 15:03

Jorge Rodrigues Jorge/ Carta Z Noticias

Conciliar a escola com as gravações de Salve Jorge já seria uma rotina intensa para uma criança de 7 anos. Mas Luiz Felipe Mello, que vive o simpático Júnior da trama de Gloria Perez, parece mesmo ligado a uma tomada. Quando tem tempo livre, o garoto aproveita as aulas de flauta da professora Danielle Boechat, na Vila da Penha, Zona Norte do Rio, para interagir com outras crianças. E, quem sabe, abrir portas para novos trabalhos artísticos.

"Comecei a tocar na escola e pedi para fazer aulas. Eu gosto de música, é legal", conta, ainda tímido, por não estar acostumado a ter plateia durante as aulas.

Mas bastam poucos minutos para o menino se soltar. E faz questão de mostrar que é mesmo bom no instrumento. Tanto que, enquanto a professora folheia as partituras procurando uma msica para puxar na classe, Felipe começa a tocar Asa Branca, de Luiz Gonzaga. E a flauta transversa, mesmo em um tamanho desproporcional à estatura do ator, parece completamente dominada por Luiz Felipe.

"Quando comecei a trabalhar com ele, me surpreendi demais. Com 7 anos, ainda é muito novo e estuda há pouco tempo para tudo o que já é capaz de fazer", avalia a professora, que tem seis alunos por turma, todos crianças.

A idade da turma varia entre sete Luiz Felipe é o mais jovem – e 11 anos. E as aulas acontecem duas vezes por semana. Quando as gravações impedem que o ator esteja presente em algumas delas, Danielle é chamada pela família para repor o que o garoto perdeu. O que normalmente acontece nos finais de semana ou à noite. Mas isso apenas quando ele é obrigado a faltar dias seguidos.

"Muitas vezes o tempo é curto, mas também não dá para deixar ele só estudando e trabalhando. Acho importante ter momentos para brincar sem compromisso. Por mais que ele se divirta bastante quando toca", diz Juliana Mello, mãe de Felipe.

Quando as aulas com Danielle começaram, Luiz já tinha sido aprovado nos testes de Salve Jorge. Mas o fato dos outros alunos terem conhecido ele antes da estreia da novela certamente facilitou o trabalho da professora, que garante não ter problemas em sala em função do trabalho do menino. Mas não dá para dizer que esse detalhe não influencia a aula. A começar pela própria escolha do repertório. Para agradar o aluno famoso, Danielle tirou a música Esse Cara Sou Eu, de Roberto Carlos, tocada exaustivamente nos primeiros meses da trama, para ensinar aos alunos.

"Todo mundo curtiu. Achei que seria bacana para ele saber tocá-la", explica Danielle.      

Para driblar o cansaço da rotina intensa, Luiz Felipe assume que gosta de aproveitar bastante quando pode sair das aulas e não ter nenhum compromisso de trabalho em seguida, como textos para decorar.

"Hoje, depois que eu sair daqui, vou tomar picolé, brincar um pouquinho e dormir o resto do dia todo", avisa.

E, ao ouvir uma bronca da professora por errar em determinado exercício, arranca gargalhadas da turma na justificativa.

"Minha avó fez xerox e saiu diferente. Não fui eu que inventei isso, tia, eu juro", responde, se redimindo em seguida ao acertar Aquarela, de Toquinho. Generoso, ainda ajuda uma colega a tocar certo, com jeito de pequeno grande artista.

Nanda Costa paparica Luiz Felipe Mello, seu filho em Salve Jorge

---