Luiz Gonzaga é homenageado no Dia Nacional do Forró
Por Redação - 07/12/09 às 14:05
13 de dezembro vai ser diferente este ano, em Salvador, Bahia. O Parque da Cidade vai virar um imenso arraial fora de época, com a realização do Dia Nacional do Forró. Nesta data, vários grupos, trios e forrozeiros baianos e convidados especiais de outros estados se apresentam diante de uma plateia animadíssima. Entre os convidados estarão o paraibano Val Macambira e Cicinho de Assis, de Pernambuco Assis (considerado um dos melhores sanfoneiros do país e parceiro de Gilberto Gil), que comandarão a banda base.
Segundo Carlos Pitta, músico e organizador do evento em Salvador: "Será uma homenagem em grande estilo ao imortal mestre Luiz Gonzaga".
O Dia Nacional do Forró acontece em 13 de dezembro, justamente por ser a data de nascimento de Luiz Gonzaga, Rei do Baião. Foi um projeto de lei da deputada Luiza Erundina sancionado pelo Presidente Luiz Lula da Silva, em sua primeira gestão. Em Salvador, o projeto foi sancionado em 2005, pelo Prefeito João Henrique.
A relação dos participantes que se apresentam, a partir das 11 horas, no evento do Parque da Cidade – que também rende homenagem aos ritmos nordestinos xote, xaxado, maracatu e baião -, é ampla e dentre eles estão: o pernambucano Corisco, da banda Virado no Moi de Coentro, que chega com o xote Baião – Virgílio; a banda Terra Brasilis, que vai tocar repertório de Luiz Gonzaga; Gereba, com seus sucessos clássicos; Carlos Pita, com seu famoso galope, e a banda Jerimum Assado, com os clássicos da música nordestina.
"Interessante lembrar que em 2009 faz 20 anos da morte de Luiz Gonzaga", diz Carlos Pitta. Ele explica que Salvador e Exu, no sertão pernambucano, são as cidades onde os festejos terão maior dimensão em homenagem ao grande sanfoneiro, poeta e compositor "que até hoje é mestre e referência para as novas gerações de forrozeiros.
Redação
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.