Luiza Mariani realiza sonho nos palcos
Por Redação - 05/08/06 às 12:03
Cinco anos se passaram desde que Luíza Mariani, a Júlia de Cobras & Lagartos, começou a sonhar em levar para os palcos uma história verídica registrada em um diário de Oswald de Andrade, que se passava em uma garçonnière que ele manteve na capital paulista.
A trama relata o tórrido, tumultuado e trágico relacionamento amoroso vivido, em 1918, pela jovem normalista Maria de Lourdes Castro Pontes (1900/1919) com o escritor modernista, que viveu entre 1890 e 1954. A atriz viu seu sonho realizado na noite de sexta-feira, 4, ao estrear na Escola de Cinema Darcy Ribeiro, no centro do Rio, o espetáculo O Perfeito Cozinheiro Das Almas Deste Mundo.
A atriz encabeça um elenco que conta ainda com Diogo Salles, Mateus Solano e Thiare Maia e como direção de Jefferson Miranda. E na saída do espetáculo ou durante um coquetel realizado na Brasserie Rosário, muitos dos amigos da atriz, não escondiam o quanto ficaram emocionados com o que tinham acabado de assistir. Foi o caso de Renata Sorrah, Caco Ciocler e Carolina Dieckmann, Mariana Ximenes e Cléo Pires, colegas de Luiza no elenco na novela das 19h da Globo.
“Foram cinco anos batalhando. Só posso dizer que estou feliz porque além de ter conseguido concretizar este sonho, o espetáculo saiu do jeito que eu queria. É um texto emocionante mesmo, porque fala de assuntos delicados como separação, dor, amor”.
Luíza Mariani conta que não foi fácil ensaiar a peça e gravar a novela ao mesmo tempo, tanto que chegou a ser acometida de uma gastrite.
“Foi pauleira. Durante quatro meses ensaiava O Perfeito Cozinheiro por seis horas diariamente, depois de ter gravado a novela por sete horas. A estréia tem também esse sabor de descarga dessa pauleira, porque o espetáculo vai caminhar e a minha vida volta um pouquinho mais à normalidade. Durante a fase de ensaio tive uma gastrite. Mas não tem doença que me derrube diante da alegria de ver a peça no palco”, diz a atriz que se apresentará sempre aos sábados e domingos, às 19h, até 4 de novembro.
O Perfeito Cozinheiro
No palco, a história particular vivida por Miramar e Cyclone (pseudônimos de Oswald e Maria de Lourdes no diário) o diretor Jefferson Miranda e a adaptadora do texto Nina Crintzs construíram uma narrativa em três tempos, para dar ao mesmo um caráter atemporal.
Em 1918 é quando o casal de protagonistas vive um momento de descompasso amoroso e, depois de um período de ausência, a normalista (Luiza Mariani) faz mais uma de suas ciclônicas aparições no covil do Miramar (Diogo Salles).
Em 2006, em meio à partilha de bens de uma separação amigável, um casal (Mateus Solano e Thiare Maia) se depara com uma caixa contendo fragmentos do diário de 1918, envolvendo Cyclone e Miramar. O casal se pergunta se daqui a cem anos os conflitos amorosos ainda serão os mesmos.
Em 2100, um tempo em que os seres humanos não têm memória emocional recente e, livres dos sofrimentos próprios do amor, vivem apenas (e com plenitude) o presente.
Serviço
O Perfeito Cozinheiro Das Almas Deste Mundo
Escola de Cinema Darcy Ribeiro
Rua da Alfândega, 5 – 3º andar – Centro – (21)8152-2885
Sab e dom – 19h
R$ 20
90min
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.