Lula assina decreto para a implantação do Sistema Brasileiro de TV Digital
Por Redação - 29/06/06 às 16:05
Conforme já havia sido definido, o Brasil adotará o padrão japonês de TV digital. O decreto que estabelece a implantação do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre (SBTD-T) foi assinado nesta quinta-feira, dia 29, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A assinatura ocorreu durante cerimônia no Palácio do Planalto.
O decreto prevê, além da transição do sistema analógico para o digital, a criação de quatro novos canais digitais públicos – um do Poder Executivo, um da área de educação, um de cidadania e um de cultura.
Mas para que se entenda um pouco o processo, o início das transmissões em sinal digital não faz com que o consumidor tenha que comprar imediatamente um aparelho novo de TV. Porém, será necesssário comprar um adaptador ou caixa de conversão. Mas o sinal analógico, entretanto, continuará sendo transmitido nos próximos 10 anos.
"Este é um projeto destinado a todos os brasileiros, garantiu o ministro das Comunicações, Hélio Costa.
Com o decreto, as emissoras de tevê abertas receberão automaticamente um canal digital e terão prazo de 18 meses para iniciar as transmisssões. Em sete anos, essas emissoras terão que garantir o serviço em todo o território brasileiro e, em 10, o sinal analógico pára de ser transmitido.
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.