Presidente Lula repudia atentado a Donald Trump
Por Flavia Cirino - 14/07/24 às 00:00
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se pronunciou sobre o atentado contra Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos. O americano fazia um discurso em Butler, na Pensilvânia, quando se tornou alvo de um atentado.
Receba as notícias de OFuxico no seu celular!
Em suas redes sociais, Lula afirmou: “O atentado contra o ex-presidente Donald Trump deve ser repudiado veementemente por todos os defensores da democracia e do diálogo na política. O que vimos hoje é inaceitável.”
Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara, também condenou o ataque. “A Câmara dos Deputados, Casa do povo e da democracia, repudia com veemência qualquer ato violento como o que atentou contra o candidato à presidência dos EUA, Donald Trump. As divergências se resolvem no voto da maioria e na vontade do povo”, declarou Lira.
O que aconteceu com Trump
Durante um discurso em um comício eleitoral, agentes do Serviço Secreto retiraram Donald Trump às pressas do palco após uma série de disparos. Trump foi escoltado para um carro de sua comitiva, segurando a orelha direita, que parecia estar sangrando.
Presidente Joe Biden se pronuncia após atentando ao seu oponente, Donald Trump
Steven Cheung, porta-voz do ex-presidente, afirmou que o ex-presidente dos EUA “está sendo examinado e está bem”, sem fornecer mais detalhes.
O promotor público local, Richard Goldringer, informou ao Washington Post e na rede X que o atirador, cuja identidade não foi revelada, morreu, assim como um espectador do comício.
Outra pessoa está em estado grave. As autoridades continuam investigando o incidente para determinar a origem e a motivação dos disparos.
Antes do incidente, contudo, Trump explorava as gafes de Joe Biden após mais um episódio de confusão na fala do presidente. Na última quinta-feira, 11 de julho, porém, Biden confundiu sua vice-presidente, Kamala Harris, com Trump, e apresentou o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, como “presidente Putin”.
Em contrapartida, na sexta-feira, 12 de julho, Donald Trump desafiou Joe Biden a fazer “um teste cognitivo”, afirmando que também se submeteria ao exame. Trump criticou o desempenho de Biden desde o debate presidencial, chamando o lapso em relação a Zelensky de “imperdoável”. Ele, aliás, também sugeriu que Biden não deveria influenciar-se por figuras como George Clooney, sob indicação de Barack Obama.
É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino