Lulu Santos sobre Rita Lee: ‘É a nave-mãe dos meus desejos’
Por Redação - 17/11/17 às 16:00
Em entrevista à QUEM, Lulu Santos, que lançou um espécie de tributo à Rita Lee com o álbum Baby Baby, falou sobre as releituras que fez para as canções da artista, as inspirações e o que Rita Lee representa em sua vida.
“Eu via a Rita como uma nave-mãe de todos os meus desejos e vontades. Ela traduzia para o Brasil tudo aquilo que a gente achava interessante, irreverente e de atitude na cultura internacional. A época dos Mutantes foi muito fundamental, no auge da Ditadura Militar, um dos períodos mais difíceis da vida nacional. Quando acabou os Mutantes, a carreira inteira solo da Rita foi vitoriosa. No primeiro momento, ela estava envolvida com os elementos originais da formação, mas foi só Roberto de Carvalho, o carioca, entrar na vida dela que deu uma tropicalizada, misturando o pop rock dela com a brasilidade e tropicalidade, que a tornou um ícone da música pop brasileira”, disse em entrevista à QUEM.
Lulu ainda contou que a maior inspiração para fazer essa homenagem para a cantora foi ler seu livro Rita Lee: Uma Autobiografia, mas contou que já havia comentado esse desejo com Nelson Motta há muito tempo.
“Agora que o álbum saiu, o Nelson Motta, que tem uma memória maravilhosa, me lembrou que em 86, em Londres, eu tinha comentado com ele, em um restaurante, que queria fazer um disco em homenagem a Rita Lee. Mas o gatilho mesmo foi a leitura da biografia dela. Li o livro em seis dias e me dei conta de que estava com muita vontade de fazer aquilo”, acrescentou.
Para fazer esse tributo, Lulu Santos contou que não pediu opinião de ninguém para nada, mas chegou a conversar com algumas pessoas sobre a ideia dele e até recebeu o carinho de Rita e Roberto de Carvalho durante a “gestação” do projeto.
“Não pedi opinião, mas para evitar um dissabor, falei com o filho dela, Beto Lee, a pessoa que tenho mais proximidade. Falei que tinha lido a biografia, tinha adorado e que queria fazer um álbum. Pouco tempo depois veio a resposta do Roberto falando que tinha o maior prazer. Cada vez que eu finalizava alguma coisa, mandava para eles. Eles acompanharam a gestação do disco inteiro e Rita teve a generosidade de publicar um texto supercarinhoso no Facebook dela sobre as minhas tentativas”, finalizou.
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.