Maitê Proença lança livro em Portugal

Por - 27/09/05 às 18:41

Ofuxico

Maitê Proença esteve em Portugal, na semana passada, para fazer o lançamento de seu livro Entre Ossos e a Escrita, uma compilação das crônicas da atriz que escreve já há dois anos para a revista Época. No Brasil, a obra está na terceira edição.

A atriz deu entrevista exclusiva ao jornal portugês Correio da Manhã, onde falou abertamente sobre diversos assuntos, a época da juventude, família, o fato de ter se tornado escritora e beleza.

“Se pudesse ter deixado de fazer algumas das besteiras que fiz, teria feito naquela época. Mas, aos 25 anos, não se sabe se que aquilo é uma besteira. Estávamos numa época de muita liberdade. Podia considerar-se uma atitude quase política. Mas, não recomendo que se siga o meu exemplo. Esse tempo passou", disse.

Filha de pais intelectuais, Maitê esclareceu que não se tornou escritora por acaso. O pai, Eduardo Gallo, era promotor de Justiça, e a mãe, Margot Proença, professora de música e filosofia.

“Quando há qualidade no texto, o preconceito dissipa-se imediatamente. As minhas crônicas são publicadas numa revista séria e, desde o princípio, sempre estiveram entre as seções mais lidas. Além disso, o livro já está na terceira edição. Parece que as pessoas têm gostado do que tenho a dizer. Tenho uma relação epistolar com a escrita. Como morei fora, precisava traduzir a vida, as impressões, para quem estava longe. Quando se vive fora, tem-se um olhar estrangeiro do mundo, as percepções são mais aguçadas. Além disso, venho de uma família de gente que escrevia, de gente que usava as palavras”, concluiu.

Além de ter talento para escritora e atriz, Maitê também chama a atenção por sua beleza. E, para os portugueses, ela disse que se acha, sim, uma mulher bonita.

“Considero-me uma mulher bonita, mas não penso nisso o dia inteiro. Ninguém gosta de ver o corpo a cair. No entanto, estou mais confortável dentro da minha pele, hoje, do que jamais estive. Esta Maitê é a Maitê mais verdadeira que já houve. Além do mais, tenho mais paciência com ela. Mas, eu diria que há duas mulheres dentro de mim: uma que acha que as plásticas são coisas fúteis, que bonito mesmo é deixar-se envelhecer com a própria história marcada no rosto. E a outra, que quer correr para uma clínica. Por enquanto, vai vencendo a primeira, mas com uma margem bem tênue", finalizou.

 

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.