Maitê Proença: “O sol é belo por tudo que se perde ao perdê-lo”

Por - 25/08/13 às 16:00

Ag News

Gabi começa o programa Marília Gabriela Entrevista com uma frase sobre criatividade da educadora Mary Lou Cook:

"Criatividade é inventar, experimentar, crescer, correr riscos, quebrar regras, cometer erros, e se divertir".  As palavras são para apresentar a convidada deste domingo (25), Maitê Proença.

Atriz, diretora, autora e escritora, Maitê, que tem 55 anos, está há 34 na trajetória artística e coleciona incontáveis personagens de sucesso, reunido sem 21 novelas, 6 minisséries, 11 peças e 22 filmes. Ela acaba de lançar seu terceiro livro, "É Duro Ser Cabra na Etiópia".

Segundo ela, escrever a ajudou a melhorar sua carreira como um todo.

"Depois que eu comecei a escrever, eu melhorei muito como atriz. Aconteceu uma coisa em mim, eu estava estacionária lá num lugar que, para mim, era frustrante também. Eu nunca tinha atingido um lugar de excelência que eu sabia que podia atingir porque eu tinha um universo interno, mas eu não botava ele (sic) a serviço da minha atriz", analisa.

A atriz acredita que precisa se deslocar de si mesma para escrever: "Para você escrever sobre coisas que sejam íntimas, você não pode se comover. Você tem que escrever como se não fosse você, como se fosse outra coisa".

Atualmente, Maitê está dirigindo pela primeira vez uma peça de sua própria autoria, “À Beira do Abismo Me Cresceram Asas",  na qual também vive a protagonista Terezinha, uma personagem de80 anos de idade.

Sobre vida pessoal, a escritora conta que está desinteressada em relacionamentos amorosos.

"Não é natural da minha pessoa, nesse momento, desejar essa outra cara metade. Eu estou contente do jeito que a coisa tem ido", conta.

Maitê ainda fala sobre algumas coisas que mudaram em sua vida por conta da idade:

"Você passa a vida inteira querendo agradar as pessoas de uma maneira ou de outra, fazendo inúmeras concessões. Chega uma hora que você não tem mais tempo e nem por quê; as pessoas vão entender ou não."

Para finalizar a entrevista, Maitê diz uma frase bastante filosófica: "O sol é belo por tudo que se perde ao perdê-lo”.

Durante a conversa, Gabi e a convidada também falam sobre planos para o futuro e a carreira. O Marília Gabriela Entrevista com Maitê Proença vai ao ar no próximo domingo(25), às 22h, no GNT.

Maitê Proença discute literatura no MASP, na capital paulista
Maitê Proença chega a Gramado para exibição de seu filme
Elegantérrima, Maitê Proença autografa livro na capital paulista
Maitê Proença embarca no aeroporto Santos Dumont

---