Malu Mader diz que todo ator tem seu personagem especial

Por - 28/04/13 às 12:00

Jorge Rodrigues Jorge/CZN

Os grandes sucessos da teledramaturgia se mantêm intactos na memória afetiva do público. Prova disso é que, após 27 anos, o jovem casal Marcos e Lurdinha, vividos por Felipe Camargo e Malu Mader na minissérie Anos Dourados, continua sendo lembrado. Principalmente agora, que os dois atores estão prestes a voltar a interpretar um par romântico em Sangue Bom, próxima novela das sete da Globo que estreia a segunda-feira (29).

Coincidentemente, a trama escrita por Gilberto Braga será reexibida pelo Canal Viva a partir do dia 29 de abril – mesmo dia da estreia do folhetim de Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari. Por isso, a emissora convidou Felipe e Malu para darem seus depoimentos ao programa Reviva sobre a importância da produção, baseada nos anos 1950, em suas carreiras.

"Anos Dourados é a produção que mais deu audiência para o Canal Viva. E estamos reprisando a pedido do próprio público", revela Nathalia Ramos, apresentadora do Reviva.

Na gravação, a intérprete da ingênua Lurdes é a primeira a ser entrevistada. Trajando uma jaqueta de couro branca e uma calça jeans, Malu Mader coloca sozinha o microfone de lapela em sua roupa. O pequeno aparelho fica mau posicionado e é preciso ajeitá-lo. Bem-humorada, a atriz leva o contratempo na brincadeira.

"Não sei escolher roupa para entrevista, tenho de fazer um curso com um personal stylist", avalia, aos risos. A equipe ri junto. 

Com quase todos os detalhes acertados, a apresentadora Nathalia Ramos, que na hora da entrevista, de certa forma, também exerce a função de diretora das sequências, começa a se preparar.

"Gente, me avisa quando tudo estiver pronto para gravar", pede à sua equipe.

Luz, som e câmara prontos e, ao sinal de seu operador de áudio, ela faz a primeira pergunta:

"Qual é a importância da Lurdinha na sua carreira?".

Sem parar para pensar, Malu Mader confessa que tem um carinho especial pela personagem.

"Eu sei que todo ator fala que personagem é igual filho e que a gente ama todos na mesma intensidade, mas a Lurdinha é especial no meu coração", admite.

Sem cortes, a conversa continua a fluir. Quando questionada sobre sua identificação com o papel, Malu conta que, assim como Maria de Lurdes, ela também é filha de militar. E que, apesar de estar com apenas 19 anos na época em que gravou a minissérie, por influência de seu pai, ela já ouvia praticamente todas as músicas escolhidas para a trilha sonora da produção.

"Meu pai tinha um gosto musical bem afinado com o de Gilberto Braga – o próprio autor escolheu as canções da trama – então, eu já conhecia as músicas. E me preparei para o papel aprendendo a dançar com meu pai", relembra. 

A entrevista é pausada e, para finalizá-la, a apresentadora pede que Malu mande um recado para o público do canal, chamando-o para assistir à reprise de Anos Dourados. Solícita, ela abre um sorriso e olha diretamente para a câmara.

"Pessoal, assistam a essa história trágica sobre repressão sexual, com músicas lindas e atores incríveis aqui no Viva. Um beijo", se despede.

Apressada para gravar suas cenas em Sangue Bom, ela se despede rápido da equipe e segue para o estúdio ao lado.

Malu Mader diz que todo ator tem seu personagem especial

Logo em seguida, Felipe Camargo aparece para dar seu depoimento. Como o ator já havia gravado boa parte da entrevista anteriormente em sua casa, ele precisava apenas responder a uma ou outra pergunta que ficou faltando. Após cumprimentar a todos do ambiente, o ator se acomoda na cadeira de diretor posicionada em frente à apresentadora Nathalia. Questionado sobre o papel que Anos Dourados tem em sua trajetória, Felipe é preciso.

"Antes da minissérie de Gilberto Braga, eu já fazia teatro, mas não era conhecido. E 'Anos Dourados', pela repercussão que teve, me deixou famoso de um dia para o outro", explica. 

Com todo o material que precisa em mãos, Nathalia Ramos encerra a entrevista. Mas não sem antes também pedir ao ator para convidar os telespectadores a acompanhar a reprise.

"Não percam Anos Dourados no canal Viva", convida Felipe, que logo se despede da produção da entrevista e segue para gravar suas cenas em Sangue Bom ao lado de Malu Mader, encerrando, assim, as sequências de depoimentos sobre a minissérie Anos Dourados para o programa de memória Reviva.

Malu Mader troca perfil de mulher chique por popular na TV
Malu Mader vai com o marido, Tony Bellotto, à festa de Sangue Bom
Malu Mader tieta o marido, Tony Bellotto, em lançamento de livro

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.