Mania de Você: Figurino revela transformações dos personagens

Por - 09/09/24 às 11:00 - Última Atualização: 5 setembro 2024

Mania de Você - Luma (Agatha Moreira) e Viola (Gabz)Luma (Agatha Moreira) e Viola (Gabz) - Foto: Manoella Mello

A novela “Mania de Você” promete conquistar o público não apenas pela trama, mas também pelo cuidado nos figurinos e caracterização dos personagens, que ajudam a contar a história.

Labibe Simão, figurinista da produção, revelou que o processo de criação dos figurinos envolveu ampla pesquisa de campo, consultas a filmes, livros e personalidades que inspiram o enredo.

Com ‘Mania de Você’, Globo dá adeus aos remakes e novelas rurais

“A conceituação do figurino partiu do resgate de informações fornecidas no texto de referência. Também do autor, da história a ser contada e das orientações do olhar da direção artística”, destacou Labibe.

Transformações ao longo do tempo

A caracterizadora Gilvete Santos também se dedicou à pesquisa, utilizando referências cinematográficas e de celebridades para a concepção dos visuais.

Ela explicou, contudo, que algumas mudanças mais marcantes foram necessárias para a segunda fase da novela, que apresenta uma passagem de tempo de dez anos.

“Na primeira fase da novela, Viola (Gabz), por exemplo, tem o cabelo trançado e, depois, aparece com o cabelo longo e solto”, descreveu Gilvete.

Viola, criada primordialmente em uma comunidade de artistas de rua, traz a influência do circo para suas roupas. “Ela carrega no seu estilo de vestir estampas, cores e amarrações das apresentações no tecido,” detalhou Labibe.

Inicialmente, o figurino de Viola reflete escolhas mais simples, porém empoderadas e seguras, e com o tempo, evolui para peças mais ousadas e artísticas, acompanhando o crescimento da personagem.

Viola (Gabz) - Mania de Você
Viola (Gabz) – Foto: Manoella Mello/ Globo

Estilos marcantes e evoluções visuais em ‘Mania de Você’

Outro destaque é Luma, interpretada por Agatha Moreira, cuja evolução ao longo da trama também se reflete em seu visual. “Para Luma optamos por um cabelo mais escuro e fios mais retos, e, depois, um corte bem curto e mais repicado, trazendo mais maturidade à personagem”, explicou Gilvete.

Receba as notícias de OFuxico no seu celular!

Mesmo com as mudanças financeiras na vida da personagem, o estilo de Luma mantém a essência com combinações de estampas e acessórios que reforçam sua personalidade.

Rudá (Nicolas Prattes) e outros personagens como Iberê (Jaffar Bambirra) e Moema (Ana Beatriz Nogueira) passam por adaptações que refletem seu ambiente. Gilvete destacou que eles vivem em uma ilha e, por isso, o figurino precisava de uma aparência natural e integrada ao cenário. Labibe acrescentou que Moema representa uma geração que valoriza o artesanal, com um guarda-roupa cheio de xales de macramê e joias feitas com materiais naturais.

Nicolas Prattes
Nicolas Prattes – Globo/Manoela Mello

Contrastes entre tradição e modernidade

Berta (Eliane Giardini), outra personagem de destaque, exibe um figurino que mistura tradição e modernidade. Labibe descreveu que Berta utiliza joias clássicas combinadas com bijuterias coletadas em suas viagens, resultando em um estilo sofisticado e diversificado.

Gilvete optou por mudanças sutis no visual de Berta entre as duas fases da novela, destacando o grisalho dos cabelos.

Para Mércia (Adriana Esteves), a caracterização visou distanciar a personagem de sua icônica vilã em “Avenida Brasil”. Gilvete revelou que Mércia exibe um visual discreto e moderno, com peças que misturam couro e alfaiataria, reforçando a sofisticação discreta e contemporânea que marca sua trajetória na novela.

Adriana Esteves como Mércia
Adriana Esteves como Mércia – Globo/Manoela Mello

Tags: ,,

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino