Manoel Carlos e suas “Helenas” são destaque no canal GNT

Por - 20/07/12 às 21:00

Divulgação/TV Globo

Cenário de suas obras, Manoel Carlos fez do Leblon o bairro mais conhecido do país. É com ele que Sarah Oliveira conversa no Viva Voz, que vai ao ar no domingo (22 ), às 7h30, no canal pago GNT.

No terceiro episódio do especial  autores de novela, o programa mostra a paixão de Maneco pelo bairro carioca e pelas “Helenas” que embalam suas clássicas teledramaturgias.

A conversa começa com a minissérie “Maysa”, exibida em 2009. O convidado contou sobre a amizade que tinha com a cantora e revelou como foi a experiência de ter Jayme Monjardim, filho da homenageada, em parceria no projeto. “A única cena que inventei realmente foi a dela não beijar o filho quando ele estava doente”. O autor lembra que Jayme o questionou porque pessoas ficaram chocadas ao ler o script. Ele, então, explicou que pretendia mostrar o comportamento profissional muito rígido que Maysa tinha, e que havia consultado várias cantoras, inclusive Nana Caymmi. “Ela falou: ‘Claro que se meu filho está com dor de garganta não o beijo. Tenho que cantar’”.

Na sequência, Maneco e Sarah falam sobre “Laços de Família”, que apresentou uma das cenas mais emblemáticas da história da televisão brasileira: quando Camila, papel de Carolina Dieckmann, raspa a cabeça por causa do tratamento contra a leucemia. O entrevistado comenta sobre a entrega da atriz ao personagem, sobre como uma criança – telespectadora e infectada pela doença – o convenceu de não matar Camila, e porque não abre mão das sociais em suas novelas. “Não sei se criei o merchandising social, mas eu faço. Ganho dinheiro para vender carro, geladeira. Por que não promover boas ações?”.

O autor assumiu que considera a minissérie “Presença de Anita” um de seus melhores trabalhos. Ele ainda comentou sobre personagens marcantes como Luciana, a deficiente física interpretada por Alinne Moraes em “Viver a Vida”, e sobre Capitu, de “Laços de Família”, vivida por Giovanna Antonelli. “Sempre termino um trabalho com uma frase em latim que em português significa ‘fiz o que pude, que faça melhor quem souber fazer melhor’”. 

Sua marca registrada em tramas não podia ficar de fora do programa. Maneco que, desde “Baila Comigo”, batiza suas personagens principais – em novelas – como Helena, fala que encerrará o ciclo com a atriz Júlia Lemmertz. “Sempre pensei em terminar com ela, que nunca fez novela minha, porque a primeira Helena foi a mãe dela. Muito da Helena é da própria Lilian, e assim, se estabelece uma ponte mesmo. fica com começo, meio e fim”. Para o autor, a Helena é uma mulher moderna e imperfeita. Ele ainda citou a vivida por Regina Duarte em “Por Amor”.

Para encerrar a entrevista, que será exibida na sexta-feira, 20 de julho, às 21h30, o convidado afirmou que não vai parar, e brincou: “Entre uma novela e outra, a gente fica três anos sem escrever. São as férias mais longas do Brasil”.

 

Horários alternativos: domingo, 22 de julho, às 07h30

                                     segunda-feira, 23 de julho, às 08h e às 14h

                                     sexta-feira, 27 de julho, às 18h30


×