Marco Ricca, Dalton Vigh e mais artistas relembram o tempo de professor

Por - 15/10/11 às 11:10

Divulgação/TV Globo

 

Nesta sábado (15 de outubro) se comemora o Dia do Professor. Muita gente não sabe, mas alguns atores foram mestres antes da fama. Em homenagem a esses profissionais, o site da TV Globo listou alguns nomes de seu cast que já comandaram as salas de aula.

Atores como Marco Ricca, Dalton Vigh e Domingos Montagner, que já foram professores, relembraram o período que passaram dentro das salas de aula, a relação que mantinham com os alunos e o que mais os marcou a profissão.

Dalton Vigh,  que faz o personagem René na novela Fina Estampa, lecionou inglês por cerca de três anos antes de iniciar a carreira artística. Ele conta que ser professor o ajudou na preparação para a carreira de ator e relembra com carinho da dedicação e da satisfação de ver os alunos aprendendo:

“Tinha um sentimento de gratidão dos alunos quando se conseguia passar a ideia que você estava tentando explicar. Era muito bom quando eu conseguia ver que eles estavam me entendendo”.

O período também é lembrado com carinho pelo ator Domingos Montagner, que recentemente interpretou o capitão Herculano na novela Cordel Encantado. Professor de educação física por dez anos, o paulista, que ensinava principalmente adolescentes, enfatiza a importância que a disciplina tem na formação das crianças e na sua vida pessoal.

“Foi um período maravilhoso. Aprendi a conviver com professores incríveis que eram meus colegas e exercitar um tipo de relação com criança que foi fantástico. Acho que foi muito importante na minha formação como pessoa”.

E Marco Ricca trabalhou como professor de história. O ator, que está no ar como o Samir de O Astro, também invadiu as salas de aula. As aulas eram voltadas principalmente para estudantes pré-universitários,  o que permitiu uma relação mais aberta com os alunos.

“Esse foi um período muito gostoso da minha vida, de grandes descobertas porque eu era muito dinâmico, muito jovem, quase da mesma idade que os meus alunos e isso me permitiu explorar várias coisas. A matéria de história é muito abrangente então a gente podia trabalhar muitos assuntos interessantes para além do currículo”.

Da carreira, o ator guarda em especial a realização de um festival cultural no colégio onde ele dava aula e que teve grande repercussão na região da periferia de São Paulo:

“ Isso me marcou muito porque dali saiu muita gente que está até hoje trabalhando com cultura, como agente cultural ou como artista”.

Aproveitando a data,  Marco Ricca diz acreditar na responsabilidade deles para a formação intelectual e cultural do país:

“Professores de todo Brasil, tenho profunda admiração pela profissão. Não só porque fui, mas também porque sei da dureza, do compromisso, da responsabilidade. Força na alma e no coração. Nós precisamos de vocês porque o futuro desse país depende muito da mão, da cabeça e da mente de vocês”.

Parabéns a todos os professores deste País!


×