Marcos Palmeira é O Homem que Desafiou o Diabo

Por - 26/09/06 às 14:31

Gabriela Andrade

Como um dos eventos do Festival de Cinema do Rio, que começou no último dia 21, a coletiva de imprensa do filme O Homem que Desafiou o Diabo aconteceu nesta terça-feira, dia 26.

O longa, adaptado do romance As Pelejas de Ojuara, de Nei Leandro de Castro, começa a ser filmado no próximo dia 4 de outubro, no Rio Grande do Norte, sob a direção de Moacyr Góes.

No elenco, entre outros nomes, estão Marcos Palmeira, no papel principal, Fernanda Paes Leme, Flávia Alessandra, entre outros. A trilha sonora do longa fica a cargo de Gilberto Gil. “Escolhemos o Gil porque ele transita entre o que a gente tem de mais tradicional, e, ao mesmo tempo, o que há de mais moderno. Além disso, a música dele tem embalo”, explicou Moacyr Góes.

A história

juara é um personagem nordestino por excelência. Suas aventuras revelam um espírito independente e aventureiro. Ojuara, na verdade, chamava-se Zé Araújo, era um rapaz boêmio, que gostava de freqüentar cabarés e ouvir cantadores de viola. Ele desvirginou uma turca, filha de um comerciante, foi obrigado a se casar e passou anos de humilhação nas garras da esposa dominadora. Um dia, ao ouvir uma piada sobre sua própria situação, ele vira uma fera, destrói o armazém do sogro e dá uma surra na mulher. Nessa dia, ele se transforma em Ojuara, monta a cavalo e sai mundo afora, em busca de uma nova vida de aventuras. A partir daí, ele viverá as mais inusitadas e cômicas peripécias, enfrentando inimigos que vã desde um brutamontes de nome Zé Tabacão, até o próprio Diabo.

Para Marcos Palmeira, o personagem é diferente de tudo o que ele já fez, mas está louco para encarar o desafio.

“Talvez, por ser nordestino, ele se aproxime muito dos meus personagens em Renascer e Pantanal. Só que esse é mais denso. Como disse o Luiz Carlos Barreto, ele é meio que primo do Vadinho, de Dona Flor e do Macunaíma. É um cavaleiro andante, que vai encontrar um monte de aventuras em seu caminho”, explicou o ator a OFuxico.

Flávia Alessandra vai interpretar a mãe de Pantanha. "Conta a lenda da região que ela teve um filho arrancado de seus braços, quando ele era pequeno e depois, acaba se envolvendo com ele. Por isso, ela passa a castigar a ela mesma e aos homens, capando-os. Com isso, ela passa a ser vista como uma devoradora de homens, até o momento em que encontra o Ojuara, personagem do Marquinhos. A partir daí, muita coisa se desenvolve", diz ela.

O filme será lançado em circuito nacional no dia 17 de agosto de 2007. As filmagens começam no dia quatro de outubro e vão durar seis semanas. "Estaremos filmando até o dia 15 de novembro. Serão seis longas semanas, e o Marquinhos participa de todas as seqüências. Por isso, ele não pode ficar doente", brincou Moacyr Góes.

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.