Maria Adelaide Amaral e Alcides Nogueira relançam biografias

Por - 21/03/06 às 10:58

Felipe Panfili

Diversos famosos estiveram na Livraria Argumento, no Leblon, zona sul do Rio, na noite de segunda-feira, dia 20, para prestigiar o relançamento das biografias de Maria Adelaide Amaral e Alcides Nogueira. Escritas por Tuna Dwek, A Emoção Libertária e Alma de Cetim, respectivamente, relatam a vida dos dramaturgos.

“É sempre gostoso receber um carinho e essa biografia foi um afago para mim. Tuna foi ótima”, diz Maria Adelaide a OFuxico.

Alessandra Negrini, que vive a avançada Ieda na minissérie JK, escrita pelos autores, elogiou as publicações.

“Gosto muito da Maria Adelaide, fizemos vários trabalhos juntas, entre eles A Muralha e Anjo Mau. Acho bacana ler sobre a vida dela, a gente se aproxima ainda mais da pessoa maravilhosa que ela é”, destaca Alessandra.

Próxima a ser biografada na coleção Aplauso – cuja estimativa é ter 60 artistas biografados – Christiane Torloni adiantou à reportagem de OFuxico informações sobre a sua obra.

“Sou a próxima, vamos ver o que vai acontecer. Gosto muito mais de fotos do que de relato em si, acredito que as imagens reflitam bem uma época. Será um livro com imagens da minha carreira e seus inspiradores. Não fico remoendo nada, a gente vai falar de trabalho, senão vira fofoca de revista. Vai ser em primeira pessoa”, diz a atriz.

Vera Holtz também está reunindo material para sua biografia. Ela destaca a importância desse tipo de obra no país.

“Há pouca memória de nossos artistas nacionais, poucos são biografados. Estamos tentando dar uma característica didática. A minha será um relato escrito por Ana Ribeiro, deve ficar pronta no final da novela. Esse projeto é bárbaro, desmistifica um pouco”, diz Vera.

Na contramão dos colegas, Natália Thimberg foge de ter sua vida relatada em livro.

“Venho me esquivando de ter uma biografia há muito tempo. Não sou meu assunto preferido”, desconversa Natália.

Maitê Proença, que acaba de estrear na literatura, fez questão de abraçar os três escritores.

“Vim prestigiar três grandes amigos. Maria Adelaide já conheço há muitos anos. Fiz duas novelas do Alcides e a Tuna é muito amiga, foi ao lançamento do meu livro”, conta Maitê.

Dercy Gonçalves, Leopoldo Pacheco, Edwin Luisi, entre outros famosos, também estiveram na Livraria Argumento.

 

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.