Maria Adelaide Amaral lança biografia
Por Redação - 10/11/05 às 11:28
No próximo dia 16, às 19h, a autora de textos teatrais e televisivos Maria Adelaide Amaral estará na Livraria da Vila Casa do Saber, em São Paulo, para autografar o livro A Emoção Libertária, que traz sua biografia. A obra é lançada pela Coleção Aplauso, da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.
Quem conta a história dessa portuguesa de nascimento e paulista de adoção é a atriz Tuna Dwek. Para isso, ela abrigou-se num local que define como "refúgio e habitat de madeira", ou seja, a casa que a biografada mantém na Serra da Cantareira, em São Paulo.
O cenário da casa, na Cantareira, foi realmente propício para um mergulho em recordações e documentos, trazendo à tona o passado dessa portuguesa que, aos doze anos, imigrou para o Brasil com a família.
"Caminhávamos todas as manhãs, atividade sagrada, ou em fins de tarde, pelas alamedas desenhadas por elegantes bambus, delgados, altivos e sólidos, algo parecido com ela", afirma Dwek, na introdução da obra.
O amor pelo teatro é uma outra faceta da personalidade de Maria Adelaide:
"Era uma paixão tão grande que, ainda em Portugal, não me despedi do meu irmão mais velho quando ele veio para o Brasil, porque estava assistindo fascinada a um espetáculo de artistas ambulantes".
Na televisão foi co-autora das novelas Deus Nos Acuda, Sonho Meu e A Próxima Vítima e já como autora escreveu Anjo Mau. Entre as minisséries, estão incluídas: A Muralha, Os Maias, A Casa das Sete Mulheres e Um Só Coração, esta em parceria com Alcides Nogueira. No teatro, destacamos suas peças: A Resistência, Bodas de Papel, Chiquinha Gonzaga, ó Abre Alas, Querida Mamãe e Mademoiselle Chanel.
Sua mais recente e inédita minissérie, sobre a trajetória de Juscelino Kubitschek, está programada para ir ao ar em janeiro de 2006, pela Globo.
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.