Maria Cândida festeja o sucesso de seu programa na Record
Por Redação - 20/10/06 às 13:00
Maria Cândida está comemorando a ótima fase que chegou em sua vida. A jornalista, que há cerca de um mês apresenta o programa Tudo a Ver, na Record, começou como estagiária de uma coluna do Jornal do Brasil, passou à rádio escuta, fez reportagens para o Jornal da Tarde e Veja São Paulo, entrou para o time de reportagem da TV Tribuna, (afiliada da TV Globo em Santos). Foi repórter do Jornal da Record, apresentadora do Informe SP e no ano de 1995, começou a trabalhar na TV Globo de São Paulo, onde fez reportagens para todos os telejornais e para o Fantástico.
Também apresentou o Globo Rural, ancorou o SPTV, foi responsável pela Previsão do Tempo no Jornal Nacional, Jornal Hoje e Bom Dia Brasil, além de repórter de todos os telejornais e do Fantástico. Fora do país, acompanhou o funcionamento da CNN e tornou-se colaboradora do programa World Report. Em 1999, foi âncora da TV especializada em economia, a Bloomberg, em Nova Iorque. Passou cinco anos no SBT, apresentando o SBT Repórter e as edições do Oscar, ao lado de Rubens Ewald Filho, e do Grammy Latino e Grammy Americano, com João Marcelo Bôscoli. Ufa! Muita coisa, não?
Mãe de Lara, de 10 meses, Maria Cândida conversou com OFuxico para contar como anda a vida e os detalhes da atração. Confira:
OFuxico – O Tudo a Ver é a realização de um de seus sonhos como apresentadora?
Maria Cândida – Com certeza. Um programa só meu é a realização de um dos meus sonhos como profissional, nunca escondi isso de ninguém. Sempre lutei por isso, para chegar onde estou. Agora, o importante é aperfeiçoar a atração e manter a qualidade. Nós queremos fazer entretenimento com informação, com conteúdo, com bom humor, inteligência. Quando o programa começa, eu me sinto em casa, como se já fizesse isso durante anos. Saio de lá feliz da vida.
OF – Como anda a audiência da atração?
MC – Muito boa. Triplicamos a audiência do horário. Quando completamos um mês no ar, comemoramos o grande sucesso. Estamos no ar de segunda a sábado, às 14h40, e estamos em segundo lugar no ibope quase todos os dias. Por onde eu passo, nos lugares onde vou, tem sempre um telespectador comentando, pessoas elogiando. Muita gente acompanha a minha carreira há tempos e tenho notado o carinho das pessoas. Eu comecei aos 19 anos de idade, como estagiária do Jornal do Brasil, e nesses 14 anos que se passaram, me dediquei muito. Chegou a minha vez, não é maravilhoso? Me sinto extremamente segura, preparada para isso.
OF – Como aconteceu, você foi atrás para apresentar ou surgiu um convite?
MC – Surgiu o convite. Nos últimos três anos, venho desenvolvendo idéias, pilotos, formatos e tenho apresentado. Mas, foi de repente que surgiu o convite e, claro, topei na hora. Esse é um trabalho que está apenas começando. O programa vai mudar de estúdio, vai ficar maior, haverá mais diversidade… Surpresas!
OF – As matérias são decididas por você?
MC – Eu dou sugestões, discuto pautas, mas não sou eu quem comanda tudo, porque nem daria tempo. A direção artística é do Hélio Vargas e a de criação do Deto Costa. Ligados a mim, diretamente, existem três cabeças no programa: o diretor, o Ângelo (Henrique Ribeiro, conhecido como Macarrão), o produtor executivo, o Bruno Gomes e o redator-chefe, que é o Roberto Soares. Nós quatro estamos muito conectados. E, claro, existe um time de produtores maravilhosos. Sem eles, o programa não seria o mesmo.
OF – Você ficou surpresa com o convite para apresentar o Tudo a Ver aos sábados?
MC – Não, achei natural, pois estávamos com boa audiência semanal.
OF – Como encara esta nova fase?
MC – Muito bem. Nunca estive tão feliz profissionalmente e pessoalmente, com a minha filha Lara. Encontrei equilíbrio. Encaro este programa como uma etapa de ouro na minha vida. Não acredito em carreira a jato, acredito no trabalho, na construção de uma carreira, passo-a-passo. E foi isso que eu fiz, tudo muito devagar. Fui repórter, cobri tudo que podia, apresentei vários telejornais, tive duas experiências internacionais fantásticas que me ensinaram muito, trabalhei em várias emissoras. Enfim, hoje estou muito madura para aproveitar todo o conteúdo que a minha profissão como jornalista me proporcionou e usar na minha nova função de comunicadora.
OF – Como divide seu tempo para dar conta da família, do trabalho e ainda cuidar de você?
MC – Estou na corda bamba! Porque tudo mudou e tenho muito pouco tempo livre. Fico com a Lara metade da manhã, vou para o trabalho e depois do programa faço ginástica, essas coisas. Mas, estou acostumada a trabalhar bastante. Sempre foi assim.
OF – Você tem outros projetos para a tevê?
MC – Estou 100% no meu programa. Não tem nada mais que eu queira fazer agora. Como eu já disse, quero me aperfeiçoar. Quero ter um programa por mais 30 anos. Agora, entrei na fase de consolidação e maturação da minha carreira.
OF – Agora sobre Lara: o que mudou em sua vida com a chegada dela ?
MC – Tudo. Minha vida é muito mais bela com ela. Amo ser mãe e quero ter mais uns dois filhos. A Larinha vai à tevê comigo algumas vezes, ela é muito boazinha. Ter um filho é dividir, amadurecer, crescer espiritualmente, entender o significado maior da vida, das pessoas, da nossa existência no mundo. Estou muito feliz. Acho que dá para perceber, né?
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.