Marieta Severo e Andréa Beltrão faturam prêmio como empresárias
Por Redação - 22/03/06 às 10:37
Pela ousadia de abrirem seu próprio espaço, o Teatro Poeira, as atrizes Marieta Severo e Andréa Beltrão faturaram o prêmio Faz Diferença, concedido pelo jornal O Globo. Na área artística também saíram vencedores O Rappa e o grupo cultural AfroRaggae, que faturou o Prêmio Personalidade e foi responsável por “incendiar” o Golden Room do Copacabana Palace, com a apresentação de uma das suas ramificações: o Afrolata.
A premiação aconteceu na noite de terça-feira, dia 21, reunindo personalidades que se destacaram em diversas áreas e foram indicadas pelos jornalistas de O Globo e os internautas do Globo Online. A apresentação ficou a cargo dos colunistas Ancelmo Góis e Miriam Leitão.
“Os indicados são escolhidos pelos jornalistas após reuniões em cada editoria do jornal, o que dá uma credibilidade grande ao prêmio. E nossa idéia não é premiar apenas os nomes que estão constantemente no noticiário, mas aqueles que, às vezes com um pequeno gesto, fazem o Brasil parecer um país melhor”, diz Rodolfo Fernandes, diretor de Redação do Globo.
Marieta Severo conta a OFuxico o que a premiação significa para ela e a parceira Andréa Beltrão:
“Acho uma maravilha estar cercada por premiados que fizeram a diferença, porque é um reconhecimento do nosso trabalho no Poeira, não apenas pelo fato de a gente ter construído o teatro, mas também pela sua importância para a cultura teatral como um todo. E ser premiada logo no primeiro ano de abertura do nosso espaço, é muito gratificante”.
Sílvia Buarque, que acompanhava a mãe, também deu seu depoimento:
“Acho justo e bacana esse reconhecimento ao trabalho delas. E fico muito orgulhosa de minha mãe ter feito o Poeira em parceria com a Andréa. O prêmio é bem-vindo e muito bem fundamentado, porque não são apenas os profissionais do Globo que indicam, mas os internautas também se manifestaram”.
O diretor Aderbal Freire-Filho, diretor da peça que inaugurou a casa em 2005, intitulada Sonata de Outono, estrelada pelas proprietárias, destacou que o Faz Diferença abocanhado pela Poeira é uma forma de a sociedade reconhecer a importância do espaço.
“É a confirmação do acerto do que elas fizeram, da coragem de terem realizado um sonho”, diz o diretor sobre a parceria de sua namorada com Andréa Beltrão.
E Andréa Beltrão faz um trocadilho com o nome de seu teatro para falar de sua alegria: “Nunca imaginamos que iríamos levantar tanta poeira com o nosso modesto trabalho. Desejo muito sucesso àqueles que têm coragem de realizar todos os seus sonhos”.
Falcão divide o Faz Diferença
O Rappa foi o vencedor na categoria Segundo Caderno/Música e o líder da banda, Marcelo Falcão, fez questão de dividir o Faz Diferença com duas pessoas, mortas recentemente, que foram importantes para a carreira da banda, que já dura 13 anos, deslanchar.
“Infelizmente Papai do Céu quis que o Tom Caponi (produtor musical) e o Wally Salomão (poeta e compositor) não estivessem mais aqui com a gente. Mas eles continuam fazendo a diferença e por isso nosso prêmio vai para eles também”.
Depois da receber o troféu e se fotografar ao lado da noiva, Deborah Secco, junto a outros premiados, Falcão conversou com OFuxico:
“O prêmio tem um sabor especial porque junta uma galera que faz a diferença em vários setores e nos dá a oportunidade de conhecer gente como o Luiz Loures, que faz esse trabalho incrível de combate e prevenção à Aids. E quem lê sobre a premiação vai ficar sabendo um pouco mais sobre o trabalho da gente que não se restringe só à música. Agora estamos envolvidos com a preservação do meio ambiente e confeccionando camisetas de materiais reciclados que são vendidas na entrada de nossos shows, por exemplo”.
Na área artística, ganhou o Faz Diferença na categoria Segundo Caderno/Cinema o diretor do filme Dois Filhos de Francisco, Breno Silveira, que contou com a presença dos protagonistas de sua fita Ângelo Antônio e Dira Paes, na platéia. Breno dedicou o prêmio à família Camargo (o filme conta a trajetória da dupla sertaneja Zezé Di Camargo e Luciano) e à sua própria família.
“Dois Filhos de Francisco conta uma história simples que toca em valores importantes, como caráter e família, que fazem bem ao nosso país”, resume o cineasta.
Lista das 15 personalidades eleitas:
Cinema – Breno Silveira
TV – Dráuzio Varella
Música – O Rappa
Teatro – Andréa Beltrão e Marieta Severo
Esportes – Diego Hypólito
Mundo – Luiz Loures
Rio – Dona Vitória
Personalidade 2005 – AfroReggae
Razão Social – Natura
País – Deputado Fernando Gabeira
Economia – Jorge Gerdau Johannpeter
Revista O Globo / Ciência – Mayana Zatz, diretora do Centro de Pesquisa de Genoma Humana da Universidade de São Paulo
Megazine / Educação – Paulo Eduardo Aagaard (Pauê), campeão mundial de triatlo para biamputados
Prosa & Verso – Adauto Novaes
Ela / Moda – Havaianas
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.