Marília Gabriela entrevista pneumologista

Por - 14/11/05 às 09:46

No próximo domingo, dia 20, Marília Gabriela entrevista o pneumologista Marco Aurélio Bueno, em seu programa exibido pelo canal GNT. 

O profissional inicia o bate-papo falando sobre cigarro e as doenças que têm relação com o vício. Para ele, é primordial que a população seja corretamente informada sobre os riscos efetivos do uso contínuo do tabaco: “É importante os órgãos públicos fazerem sua parte e explicarem os malefícios que o cigarro pode causar”.

O especialista segue comentando sobre gestantes que fumam, a enorme porcentagem de fumantes passivos e revela ter sido seduzido pelo charme do cigarro, na adolescência: “Meu pai foi um grande fumante e experimentei, quando pequeno. Mas, a sensação de sufocação me fez tão mal, que nunca mais quis um cigarro”.

Segundo Marco Aurélio, de 15 a 20% das pessoas que fumam, terão doenças causadas pelo uso do cigarro, principalmente enfisema e câncer de pulmão: “Enfisema talvez seja uma das doenças mais chatas que existem”.

 E complementa discorrendo sobre os efeitos no corpo e na mente: “O tabagista é um dependente. Cigarro causa dependência física e psíquica, e pode criar dependência até mais rápido que a cocaína”.

Quando o assunto é parar de fumar, o pneumologista é direto: “Normalmente, são de três a oito tentativas, para se parar de fumar”.

Ele fala sobre os métodos para largar o vício: remédios que diminuem a vontade de fumar, adesivos, gomas de mascar de nicotina, nicotina inalatória – que ainda não existe no Brasil – e os grupos de apoio ao fumante. “Há uma porcentagem de pessoas que dificilmente consegue parar de fumar. Normalmente, são pessoas estressadas, nervosas e alguns profissionais como jornalistas e os que trabalham na bolsa de valores”. E comenta também que, numa recente pesquisa sobre os hábitos de fumantes, os homens com curso superior param de fumar mais facilmente do que os que não têm.

Gabi conversa ainda com Dr. Marco Aurélio sobre os adolescentes – na faixa dos 15 anos, principalmente mulheres -, que estão fumando mais. Por fim, o pneumologista fala do medo das pessoas ao descobrirem um foco de câncer, a sensação de sentirem-se condenadas: “Câncer carrega um peso bíblico”. E sobre o câncer de pulmão complementa: “É o câncer mais prevalente no mundo, cuja principal causa é o cigarro”.

Marília Gabriela Entrevista começa às 22h.

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.