Marília Gabriela fala sobre a Síndrome de Down

Por - 24/11/05 às 09:18

No próximo domingo, dia 27, Marília Gabriela recebe em seu programa, exibido pelo canal pago GNT, o jornalista, cientista e diretor Evaldo Mocarzel, do premiado documentário sobre Síndrome de Down, Do Luto à Luta. Além dele, serão entrevistados Ariel Josef Goldenberg e Rita de Cássia Niespokk, portadores da doença.

Evaldo começa falando sobre como foi fazer o filme, a escolha dos personagens e o serviço de utilidade pública que está prestando.

“Eu vislumbrava muito os pais jovens como público-alvo do filme”. Para ele, a maior alegria em fazer o documentário tem sido o contato com outras pessoas que vivem a doença:

“São os emails que recebo de pais e mães de crianças portadoras de Down”.

Pai de Joana (5 anos), portadora de Down, ele comenta sobre o baque ao saber que ela tinha a doença:

“É horrível, passei um período muito difícil. Fiquei completamente catatônico nos primeiros meses”. Ele fala também sobre a delicada cirurgia no coração a que ela foi submetida aos 4 meses:

“Foi a pior sensação da minha vida”. E confessa com um sorriso todo especial: “Hoje vejo que é um presente”, falando sobre a filha.

Para Evaldo, o maior problema da doença é a falta de informação, que gera o preconceito. Por isso, define o documentário como um “filme de utilidade pública”, revelando que o processo de gravação, produção e finalização foram como um “intensivão” para ele como pai.

O Marília Gabriela Entrevista começa às 22h.

---