Marina Ruy Barbosa abraça a campanha ‘Abuso Não é Amor’

Por - 12/06/23 às 16:41

Marina Ruy BarbosaManuela Scarpa/Brazil News

A marca de beleza Yves Saint Laurent Beauté promove o programa Global “Abuso Não é Amor”, que visa prevenir e ajudar a combater a violência praticada pelo parceiro íntimo (VPI). A campanha acaba de ser lançada no Brasil em parceria com oInstituto AzMina, organização sem fins lucrativos que tem como missão promover a igualdade de gênero.

Nesta segunda-feira, 12 de junho, foi realizado um talk com a presença da diretora geral da L’Oréal Luxo, Sabrina Zanker, da escritora e psicanalista Mariana Xavier, da psicóloga Ada Rodrigues e da atriz Marina Ruy Barbosa, para apresentar a campanha, comunicar os principais sinais de abuso e convidar as pessoas a se apoiarem para combater relacionamentos abusivos. Nas redes sociais, a campanha conta com Marina Ruy Barbosa como principal voz para compartilhar casos de relacionamentos abusivos vividos por diversas mulheres e alertar as pessoas sobre os sinais, divulgados em suas redes sociais.

A campanha, lançada oficialmente dia 12 de Junho, tem como objetivo gerar conscientização no dia marcado por manifestações de amor. Em todo o mundo, o Dia dos Namorados é o dia em que os casais celebram sua união, trocam presentes e compartilham declarações de amor. O Dia dos Namorados é também o dia em que, em muitos lugares do mundo, há um aumento da violência por parceiro íntimo.

“Segundo pesquisa da OMS, a violência por parceiro íntimo (VPI) continua sendo uma das formas mais comuns de violência contra as mulheres, com quase uma em cada três mulheres em todo o mundo sofrendo VPI e/ou violência sexual pelo menos uma vez na vida. No Brasil, pela Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), de 2019, cerca de 29,1 milhões de pessoas afirmaram ter sofrido algum tipo de violência e, quando falamos de mulheres, 52,4% das agressões são praticadas pelos parceiros íntimos. Em YSL, acreditamos muito no apoio à liberdade e à independência das mulheres e esses dados só nos confirmam que precisamos, mais do que nunca, promover a conscientização e alertar as pessoas”, explicou Sabrina Zanker, diretora geral da L’Oréal Luxe no Brasil.

SINAIS DE RELACIONAMENTO ABUSIVO

Os 9 Sinais de um relacionamento abusivo são 1) Ignorar: quando o abusador usa a própria raiva como uma oportunidade para punir seus parceiros, ignorando-os propositalmente; 2) Chantagear: quando o abusador diz que vai abandonar a pessoa ou expor segredos se não fizer algo ou recusar algo; 3) Humilhar: quando o abusador insulta o parceiro, fazendo-o se sentir mal; 4) Manipular: quando o abusador usa os sentimentos do parceiro para que eles ajam de certa maneira; 5) Mostrar ciúmes excessivo: quando o abusador suspeita de tudo que o parceiro diz ou faz, além de querer atenção total; 6) Controlar: quando o parceiro controla tudo do parceiro, o que veste, o que faz, etc; 7)Intrusão : quando o abusador quer se intrometer nas coisas pessoais do parceiro, como mensagens ou redes sociais; 8) Isolar: quando o abusador isola o parceiro da família e amigos; 9) Intimidar: quando o abusador coloca medo em você e o que faz.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.