Marina Ruy Barbosa participa da campanha ‘Abuso Não é Amor’

Por - 13/06/23 às 09:41

Marina Ruy Barbosa no talk da campanha 'Abuso Não é Amor'Marina Ruy Barbosa no talk da campanha 'Abuso Não é Amor' - Manuela Scarpa/Brazil News

A marca de beleza Yves Saint Laurent Beauté está promovendo uma campanha com o tema “Abuso Não é Amor”, em parceria com o Instituto AzMina, uma organização sem fins lucrativos que busca promover a igualdade de gênero. O objetivo do programa global é prevenir e combater a violência praticada pelos parceiros íntimos (VPI). A campanha foi recentemente lançada no Brasil e busca conscientizar as pessoas em um dia que é marcado por manifestações de amor: o Dia dos Namorados.

Marina Ruy Barbosa no talk da campanha 'Abuso Não é Amor'
Marina Ruy Barbosa no talk da campanha ‘Abuso Não é Amor’ – Manuela Scarpa/Brazil News

No dia 12 de junho, a campanha foi oficialmente lançada e tem como objetivo aumentar a conscientização sobre o aumento da violência por parceiro íntimo nessa data. Embora seja um dia em que casais celebram o amor e trocam presentes, em muitos lugares do mundo ocorre um aumento da violência nesse contexto. Em alguns países, o crescimento desse tipo de violência chega a 20%.

Marina Ruy Barbosa participa do talk da campanha 'Abuso Não é Amor' com outras mulheres
Marina Ruy Barbosa participa do talk da campanha ‘Abuso Não é Amor’ com outras mulheres – Manuela Scarpa/Brazil News

No lançamento oficial do programa “Abuso Não é Amor”, a Yves Saint Laurent Beauté realizou um talk com a participação da diretora geral da L’Oréal Luxo, Sabrina Zanker, da escritora e psicanalista Mariana Xavier, da psicóloga Ada Rodrigues e da atriz e embaixadora YSL Marina Ruy Barbosa. O objetivo foi apresentar a campanha, comunicar os principais sinais de abuso e convidar as pessoas a se unirem no combate aos relacionamentos abusivos. Nas redes sociais, a atriz Marina Ruy Barbosa é a principal porta-voz da campanha, compartilhando casos de relacionamentos abusivos vividos por diversas mulheres e alertando sobre os sinais, divulgados em suas redes sociais.

Marina Ruy Barbosa no talk da campanha 'Abuso Não é Amor'
Marina Ruy Barbosa no talk da campanha ‘Abuso Não é Amor’ – Manuela Scarpa/Brazil News
Marina Ruy Barbosa no talk da campanha 'Abuso Não é Amor'
Marina Ruy Barbosa no talk da campanha ‘Abuso Não é Amor’ – Manuela Scarpa/Brazil News
Marina Ruy Barbosa no talk da campanha 'Abuso Não é Amor'
Marina Ruy Barbosa no talk da campanha ‘Abuso Não é Amor’ – Manuela Scarpa/Brazil News

A CAMPANHA

A ativação da campanha ocorre em mais de 500 espaços de divulgação nas principais capitais brasileiras, como São Paulo e Rio de Janeiro. Em São Paulo, por exemplo, a campanha está presente em mobiliários urbanos, como relógios e terminais de metrô, trens e ônibus, além de monitores em 450 salões de beleza. Também há adesivação em shoppings renomados, como JK Iguatemi, Cidade Jardim, Pátio Higienópolis e Eldorado. No Rio de Janeiro, são mais de 10 painéis em ruas e bancas, 100 monitores em salões de beleza e 100 faces de mobiliários urbanos estáticos, além de adesivação nos shoppings Rio Sul, Shopping Leblon, Rio Design Barra, Shopping Tijuca e Plaza Niterói.

Sabrina Zanker, diretora geral da L’Oréal Luxe no Brasil, explica a importância da conscientização: “Segundo pesquisa da OMS, a violência por parceiro íntimo (VPI) continua sendo uma das formas mais comuns de violência contra as mulheres, com quase uma em cada três mulheres em todo o mundo sofrendo VPI e/ou violência sexual pelo menos uma vez na vida. No Brasil, de acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019, cerca de 29,1 milhões de pessoas afirmaram ter sofrido algum tipo de violência, sendo que 52,4% das agressões contra as mulheres são praticadas pelos parceiros íntimos. Na YSL, acreditamos firmemente em apoiar a liberdade e a independência das mulheres, e esses dados apenas confirmam que precisamos, mais do que nunca, promover conscientização e alertar as pessoas”.

Para fornecer suporte às vítimas de relacionamentos abusivos e àqueles que buscam se tornar aliados, a marca criou o site oficial do programa “Abuso Não é Amor”. O site oferece treinamento e recursos educacionais gratuitos. A ferramenta de treinamento auxilia as pessoas a entenderem os nove sinais** e a natureza multifacetada dos relacionamentos abusivos, além de fornecer orientações sobre como abandonar a situação ou ajudar um amigo a sair de um relacionamento abusivo. Mais informações estão disponíveis no site do programa http://www.abusonaoeamor.com.br/.

Além disso, o Instituto AzMina, como parceiro oficial da Yves Saint Laurent Beauté no Brasil, disponibiliza um aplicativo gratuito chamado PenhaS, para enfrentar a violência doméstica. Como parte da ação do programa “Abuso Não é Amor”, o aplicativo está sendo utilizado para compartilhar informações e um mapa com os serviços públicos de atendimento às vítimas de violência em todo o Brasil. O aplicativo também oferece apoio e orientação por meio da equipe do Instituto AzMina para mulheres dispostas a ajudar outras mulheres em situação de violência. As usuárias podem selecionar até cinco pessoas de confiança para serem acionadas em caso de emergência.

O programa “Abuso Não é Amor” foi lançado globalmente em 2020, com parcerias importantes com organizações sem fins lucrativos nos Estados Unidos, Reino Unido e França. Este ano, o programa expandiu seu alcance para incluir parcerias em 25 países, sendo o Brasil um deles. Essas parcerias locais concentram-se principalmente em oferecer sessões educativas sobre os nove principais sinais de VPI e conscientizar sobre como intervir quando um ente querido está em um relacionamento abusivo. Até o momento, mais de 500.000 pessoas foram treinadas pelas organizações parceiras ou líderes do projeto no Grupo L’Oréal ao redor do mundo, incluindo 4.716 pessoas nas equipes do Grupo L’Oréal e Yves Saint Laurent Beauté, com a meta de treinar 2 milhões de pessoas até 2030.

Os nove sinais de um relacionamento abusivo são:

  • 1) Ignorar – quando o abusador usa a própria raiva como uma oportunidade para punir o parceiro, ignorando-o intencionalmente;
  • 2) Chantagear – quando o abusador ameaça abandonar a pessoa ou expor segredos se ela não fizer ou recusar algo;
  • 3) Humilhar – quando o abusador insulta o parceiro, fazendo-o se sentir mal;
  • 4) Manipular – quando o abusador usa os sentimentos do parceiro para que ele aja de determinada maneira;
  • 5) Mostrar ciúmes excessivo – quando o abusador suspeita de tudo que o parceiro diz ou faz e exige atenção total;
  • 6) Controlar – quando o abusador tenta controlar todos os aspectos da vida do parceiro, como sua aparência e suas ações;
  • 7) Intrusão – quando o abusador invade a privacidade do parceiro, como lendo suas mensagens ou monitorando suas redes sociais;
  • 8) Isolar – quando o abusador afasta o parceiro de amigos e familiares;
  • 9) Intimidar – quando o abusador ameaça e causa medo no parceiro.

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Formado desde 2010, já passou pelas editorias de esporte e entretenimento em outros veículos do país e atualmente está no OFuxico. Produz matérias, reportagens, coberturas de eventos, apresenta lives e ainda faz vídeos curtos para as redes sociais