Marina Silva é hostilizada por opositora de Lula, mas recebe carinho de simpatizantes
Por Flavia Cirino - 03/01/23 às 10:12
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, foi ofendida verbalmente por uma mulher, opositora do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em um restaurante de Brasília, na segunda-feira, 02 de janeiro.
Leia +: Saiba quem são os famosos que lutam pelo meio ambiente
O ataque ocorreu quando Marina e outras dezenas de pessoas se serviam no self-service de um restaurante localizado na Asa Norte. A mulher, ao reconhecer a ministra, passou a ofender Marina e perguntou se ela não tinha “vergonha de trabalhar para um ladrão”, ao se referir a Lula.
Em reação imediata, dezenas de clientes que estavam ao redor das duas passaram a defender a ambientalista aos gritos de “respeita a Marina, respeita o Lula”, “maravilhosa”, “viva, Marina”, “viva a democracia, viva o amor”. Eles ainda aplaudiram a retirada da agressora do local.
A mulher foi conduzida por dois funcionários, enquanto a ministra fazia um coração com as mãos, em agradecimento aos apoiadores, que a abraçaram em seguida.
QUEM É MARINA SILVA?
A acreana de 64anos é uma das parlamentares mais respeitadas do país. Ao ser anunciada para o comando da pasta ambiental, Maria Osmarina da Silva Vaz de Lima- seu nome de batismo – falou em rede social sobre o desafio que terá daqui por diante.
Leia +: Saiba qual ator gringo é fã e apoiador de Marina Silva
“Agradeço a confiança depositada pelo presidente Lula para, juntos com a nossa mobilizada sociedade, enfrentarmos o grande desafio de resgatar e atualizar a agenda socioambiental perdida”, escreveu.
Deputada federal eleita no último pleito pelo Rede-SP (ela foi eleita com 236.635 votos), Marina Silva chefiará o ministério pela segunda vez Marina esteve no cargo entre 2003 e 2008, durante os dois mandatos de Lula, e foi uma das responsáveis pelos melhores resultados do combate ao desmatamento no Brasil.
No primeiro ano à frente da pasta, o país registrou 25,3 mil quilômetros quadrados de área desmatada. Em 2008, quando deixou o governo, foram contabilizados 12,9 quilômetros quadrados de desmatamento.
“Me orgulho de ter liderado o trabalho que resultou na maior redução da taxa de desmatamento da história da Amazônia e as maiores operações já registradas contra grileiros, madeireiros e garimpeiros ilegais, que resultaram na prisão de mais de 700 pessoas e na desarticulação das organizações criminosas que devastavam a floresta”, escreveu Marina Silva em carta publicada em seu site de campanha eleitoral deste ano.
As medidas adotadas na sua gestão durante os primeiros governos Lula se basearam em quatro eixos: controle e participação social; desenvolvimento sustentável; fortalecimento do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama) e política ambiental transversal, ou seja, com o envolvimento de diversos ministérios e órgãos.
Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!
É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino