Martinho da Vila reforma seu Instituto Cultural, no Rio

Por - 12/09/12 às 18:05

Ag.News

O Instituto Cultural Martinho da Vila está em reforma! Funcionando na fazenda onde o cantor e compositor nasceu, na cidade de Duas Barras, interior do Rio de Janeiro, o local funciona há cerca de 8 anos, ministrando cursos para crianças, adolescentes e pessoas da terceira idade que vivem na roça.

Em conversa com O Fuxico, Cléo Ferreira, esposa de Martinho, contou um pouco sobre o trabalho que realizam no local.

"Martinho doou o bem mais precioso que ele tinha, que é a fazenda onde ele nasceu.  Lá, fazemos um trabalho com o pessoal da zona rural, com muitas atividades, oficinas e um curso que é a menina dos olhos do Martinho: a alfabetização para adultos", conta Cléo.

A instituição conta com um motorista que não deixa ninguém de fora do projeto.

"Ele vai até a zona rural buscar as crianças para os estudos. Para se ter uma idéia, no ano passado, eles fizeram um curso de interpretação e apresentaram o Auto da Compadecida. Foi um momento muito emocionante, pois assistimos a uma apresentação profissional", diz.

A reforma deve terminar em breve, para poder receber mais pessoas em suas oficinas.

"Como a casa é centenária,  nós paramos para fazer uma grande reforma. Conseguimos patrocínio, fizemos contrato, tudo adequado para dar continuidade a este projeto. Já temos um maestro formado, que, com sua banda, toca em shows, em São Paulo e muitos outros lugares. É algo maravilhoso, que nos torna cada dia mais felizes", conclui.

Sobre o Instituto
O Instituto Cultural Martinho da Vila é uma entidade sem fins lucrativos, estruturada mediante associação de pessoas e instituições, tendo como patrono o cantor, compositor e escritor Martinho da Vila, com o objetivo de implementação de ações sociais e culturais na região serrana fluminense, a partir de Duas Barras, cidade natal de Martinho, destinadas principalmente à inclusão social e consciência de cidadania da população carente, com foco em crianças, adolescentes e terceira idade.

Foca a preservação, catalogação, registro e difusão das tradições locais da região, como as Folias de Reis, o Mineiro-Pau, os Cantadores de Calango e Lera, os Artesãos e os Repentistas. O local mantém uma exposição permanente, com tratamento museológico, do acervo pessoal e artístico de Martinho da Vila, em espaço criado na casa onde passou a infância com a família.

Martinho da Vila reúne a família e amigos para feriadão em Angra
Martinho da Vila lança novo livro
Martinho da Vila comemora 45 anos de carreira com show no Rio

 

---


×