Marvel: Entenda a ordem cronológica dos filmes e séries do MCU

Por - 11/05/22

marvel studiosReprodução/Disney Plus

A Marvel conseguiu criar o maior Universo Cinematográfico em toda a história, então a gente sabe que é difícil para alguém que quer conhecer esse mundo, entender em qual filme começar e qual ordem seguir.

Pensando nisso, OFuxico trouxe a lista definitiva da ordem cronológica de todas as produções do MCU até o momento. Confira abaixo:

1º- CAPITÃO AMÉRICA: O PRIMEIRO VINGADOR

A história do Universo Cinematográfico Marvel começa com a origem do Capitão América, o primeiro Vingador. O filme traz Steve Rogers recebendo o soro de super soldado e combatendo Hydra e o Caveira Vermelha na época do Nazismo.

2º- CAPITÃ MARVEL

Em ‘Capitã Marvel‘, somos apresentados para a defensora do cosmos, Carol Danvers, ou como é popularmente conhecida, Capitã Marvel. Na história, Carol faz parte do exército de elite dos Kree, que está guerreando contra os Skrulls, e ao desenrolar da trama, vemos que nem tudo é o que parece.

3º- HOMEM DE FERRO

Homem de Ferro‘ traz o playboy favoritos de todos para o MCU. No filme, vemos como Tony Stark cria a primeira armadura do seu alter-ego e como o bilionário tenta conciliar sua vida empresarial com seu lado heróico.

4º- HOMEM DE FERRO 2

Aqui temos Tony Stark revelando para o mundo que é o Homem de Ferro, virando instantaneamente alvo do governo dos Estados Unidos. O herói tem que lutar contra seu maior inimigo até o momento e ainda conseguir proteger quem ama.

5º- THOR

A mitologia faz sua estreia na Marvel com o filme que nos apresenta o Deus do Trovão. Thor é banido para Terra após desobedecer ordens de seu pai, Odin. Em um novo planeta, o herói se encanta por Jane Foster enquanto ela o ajuda a recuperar seu martelo.

6º- OS VINGADORES

Vingadores‘ marca o primeiro grande evento da Marvel. O filme reúne pela primeira vez os super-heróis mais famosos do mundo contra uma invasão alienígena que ameaça a Terra.

7º- THOR: O MUNDO SOMBRIO

O segundo filme do Thor mostra o Deus do Trovão lutando contra forças que nem Odin e Asgard conseguem enfrentar. A situação piora quando sua amada, Jane Foster, acaba se envolvendo e se tornando uma peça chave na guerra.

8º- HOMEM DE FERRO 3

Após os eventos de ‘Vingadores‘, ‘Homem de Ferro 3′ mostra como Tony Stark está após sair do planeta carregando uma bomba nuclear. O filme se aprofunda nos sentimentos de Tony e mostra o herói lidando com ameaças nunca antes vistas.

9º- CAPITÃO AMÉRICA: O SOLDADO INVERNAL

O segundo filme do Capitão América traz de volta o melhor amigo de Steve Rogers, Bucky Barnes, como o Soldado Invernal, um super soldado corrompido pela Hydra.

10º- GUARDIÕES DA GALÁXIA

O filme, que inaugura um maior foco para a comédia na Marvel, traz a origem dos ‘Guardiões da Galáxia‘, o grupo de super-heróis responsáveis por cuidar de ameaças intergalácticas.

11º- GUARDIÕES DA GALÁXIA VOL. 2

‘Guardiões da Galáxia Vol. 2‘ traz Peter Quill conhecendo seu pai biológico após décadas sem contato. O senhor das estrelas entende sobre a sua origem e percebe que o inimigo nunca esteve tão próximo.

12º- VINGADORES: ERA DE ULTRON

Bruce Banner e Tony Stark acabam sem querer criando uma nova inteligência artificial que se rebela e começa a tentar destruiu o mundo e qualquer coisa viva.

13º- HOMEM-FORMIGA

Scott Lang é um ladrão clássico que tem sua vida virada de cabeça para baixo quando rouba um traje especial de um cientista, que o dá poderes de mudar o seu tamanho.

14º- CAPITÃO AMÉRICA: GUERRA CIVIL

No terceiro filme do Capitão América temos o primeiro desentendimento entre os heróis, que acaba originando uma verdadeira guerra entre eles.

15º- HOMEM-ARANHA: DE VOLTA AO LAR

Peter Parker agora está com um novo traje, feito especialmente por Tony Stark, e tem que aprender a ser um super-herói mais maduro, enquanto tenta conciliar sua vida academia.

16º- VIÚVA NEGRA

Após os eventos de Guerra Civil, Natasha Romanoff tem que mergulhar em seu passado e lidar com questões familiares, enquanto luta contra a organização de espiãs que a criou.

17º- PANTERA NEGRA

Pantera Negra‘ traz a origem de um dos super-heróis mais importantes da Marvel, além de nos apresentar Wakanda, um dos cenários mais ricos do MCU.

18º- DOUTOR ESTRANHO

O filme apresenta Stephen Strange, um médico de sucesso que perde tudo após um acidente de carro que prejudica suas mãos. Perdido e sem saber o que fazer, Stephen conhece o mundo da magia e se torna uma dos magos mais poderosos do mundo.

19º- THOR: RAGNAROK

Thor está mais focado do que nunca para tentar impedir que uma força antiga acabe com Asgard, e para isso vai contar com a ajuda de rostos já conhecidos, como Hulk e seu irmão Loki.

20º- HOMEM-FORMIGA E A VESPA

21º- VINGADORES: GUERRA INFINITA

Vingadores: Guerra Infinita‘ traz Thanos tentando reunir todas as Joias do Infinito, com a intenção de dizimar metade de todos os seres vivos do universo, em busca do equilíbrio perfeito, enquanto os heróis tentam impedi-lo.

22º- VINGADORES: ULTIMATO

Vingadores: Ultimato‘ finaliza o primeiro capítulo da Marvel, que demorou 11 anos pare ser construído. O filme mostra o confronto final dos super-heróis mais poderosos do mundo contra Thanos, com ambos os lados apostando tudo que tem.

23º- LOKI

Loki mostra o Deus da Trapaça tentando escapar da TVA, que o persegue após ele quebrar as leis temporais em ‘Vingadores: Ultimato‘. A série é um ponto chave para o MCU, já que nos explica conceitos básicos para entender a nova fase da Marvel, que está totalmente focada no multiverso.

24º- WHAT IF…?

A primeira série animada do MCU transporta o espectador por diferentes realidades da Marvel, e o que aconteceria se algumas peças da história fossem diferentes do que as que conhecemos.

25º- WANDAVISION

WandaVision‘ mostra Wanda Maximoff lidando com o luto após perder Visão na luta contra Thanos. A série traz um formato inédito para o MCU e nos apresenta a personagens superimportantes para o futuro da Marvel

26º- FALCÃO E O SOLDADO INVERNAL

Após a ‘aposentadoria’ de Steve Rogers como Capitão América, vemos Sam Wilson tendo que lidar com a responsabilidade de assumir o manto do herói e Bucky Barnes o acompanha em uma luta contra um grupo de rebeldes que tomaram o soro de super soldado.

27º- SHANG-CHI E A LENDA DOS DEZ ANÉIS

Criado para ser um dos maiores guerreiros do mundo, Shang-Chi abandona a sua missão e vive uma vida normal como manobrista, até que é atacado por um grupo de assassinos e forçado a enfrentar seu passado.

28º- ETERNOS

Eternos‘ inaugura uma nova face da Marvel e traz os primeiros protetores da Terra. O filme navega pelos séculos e séculos da nossa história e mostra o grupo de super-heróis tendo que lutar contra seus mais antigos inimigos: os Deviantes.

29º- HOMEM-ARANHA: LONGE DE CASA

Homem-Aranha: Longe de Casa‘ aprofunda a realidade de Peter Parker após a trágica morte de Tony Stark em ‘Vingadores: Ultimato‘. O filme traz Mysterio como o principal vilão, que é responsável por levar o Homem-Aranha ao limite.

30º- HOMEM-ARANHA: SEM VOLTA PARA CASA

O terceiro filme do cabeça de teia faz uma viagem pelo multiverso e Peter Parker tem que lidar com vilões já conhecidos de outras versões do Homem-Aranha.

31º- GAVIÃO ARQUEIRO

Gavião Arqueiro‘ mostra Clint Barton se metendo em uma confusão daquelas para proteger a jovem Kate Bishop, que se considera a ‘melhor arqueira do mundo’.

32º- CAVALEIRO DA LUA

A série mais recente da Marvel nos apresenta a Marc Spector e Steven Grant, duas personalidades que dividem o mesmo corpo. A produção foca na mitologia egípcia e traz o Cavaleiro da Lua tentando impedir que uma antiga Deusa retorne e desestabilize o mundo.

33º- DOUTOR ESTRANHO NO MULTIVERSO DA LOUCURA

Depois de nos apresentar para o conceito do Multiverso, a Marvel decidiu explorá-lo em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura. O filme traz Stephen Strange tendo que lidar com forças que ameaçam o equilíbrio do Multiverso, enquanto nos apresenta a rosto já conhecidos, como Wanda Maximoff e Wong.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---