Quebra de preconceitos amplia mercado de trabalho para terapeutas tântricos

Por - 12/11/21 às 09:49

Massagem TântricaFoto: Divulgação

Cada vez mais a massagem tântrica ganha novos adeptos, incluindo famosos como Luciano Huck e Angélica. Tamanho interesse e mudança de visão da sociedade sobre o assunto abre espaço no mercado para quem deseja se profissionalizar no ramo.

Se por um lado falar de sexo até poucos anos atrás era um assunto repleto de tabus e preconceitos, a visão negativa era maior ainda quando o assunto envolvia a massagem tântrica. No entanto, o início da terceira década do século XXI revela uma sociedade aberta a falar e, principalmente, praticar sobre o assunto. Exemplo disso é que cada vez mais celebridades têm assumido o interesse no tema, como os casais Luciano Huck e Angélica, Isabeli Fontana e Di Ferrero, Bruna Lombardi e Carlos Alberto Riccelli, além de nomes como Anitta e Eriberto Leão, que já deram entrevistas revelando que curtem esta prática.

Com tantos interessados, o mercado para terapeutas tântricos precisa de profissionais para atender à demanda, e por isso é uma boa opção profissional para quem deseja investir neste seguimento, ainda que a massagem tântrica em si seja algo muito mais antigo do que as pessoas imaginam. Embora seus conceitos tenham sido criados na Índia há cerca de 4 mil anos, a filosofia tantra e suas aplicações estão conquistando cada vez mais adeptos no Brasil, conseguindo, através dos últimos dez anos – pelo menos – a se descolar da associação, equivocadamente feita, algo promíscuo.

Considerada uma variação do yoga, a massagem tântrica leva o praticante a expandir a consciência, por meio do corpo, da mente e das emoções. Paralelamente, atua para desconstruir os bloqueios de ordem sexual que prejudicam o andamento da vida da pessoa. O uso da técnica se popularizou bastante na cidade de São Paulo e pelo Brasil afora – se tornando uma das mais solicitadas –, que conseguiu demonstrar que é possível e saudável a quebra de tabus e preconceitos em torno dessa massagem e de suas variantes. A formação de profissionais capacitados para aplicá-la também colaborou para se chegar a esta nova realidade.

Na capital paulista, por exemplo, clínicas e spas estão surfando nessa onda e investindo na abertura de novos espaços e na ampliação daqueles que já operavam, com o objetivo de atender à crescente demanda desta e de outras terapias. Bairros de São Paulo como Vila Mariana, Moema, Itaim Bibi, Perdizes, Vila Nova Conceição, Higienópolis, Vila Olímpia e Pinheiros lideram entre as localidades preferidas para esses estabelecimentos.

A massagem tântrica em São Paulo tem conquistado o paulistano, inclusive porque estimula os canais sensoriais de todo o corpo, despertando a bioeletricidade e a sensorialidade, de forma a distribuir a energia equanimemente. Cabe salientar que a técnica é feita também com toques na vagina e no pênis, e mesmo assim não é e nem envolve masturbação ou ato sexual, diferentemente do que muita gente ainda acredita. A massagem tântrica tem suas derivações, como lingam (pênis) e yoni (vagina), terapias que utilizam toques leves com os dedos por todo o corpo, que ajuda ambos os sexos a descobrir sensibilidades talvez nunca antes sentidas, com o uso paralelo de óleos, essências, velas, incensos e música relaxante. Ambos podem até ser estimulados após algumas sessões, visto que, com o passar do tempo.

Na yoni massagem, o trabalho é intensificado na vagina, incluindo virilha, vulva, lábios internos e externos e clitóris. A ideia é permitir as sensações de diferentes formas de prazer, cumulativas e progressivas. Para o homem, a lingam massagem promove a chegada a orgasmos múltiplos, secos e ejaculatórios; e aumenta o tempo erétil.

Sensitive

Derivada do tantra, a massagem sensitive baseia-se em diversos conceitos como espiritualidade, sexualidade e biologia humana. A técnica estimula as zonas erógenas, porque considera toda a biologia do corpo de homens e mulheres.

Assim como ocorre em outras técnicas, cabe ao profissional criar uma atmosfera relaxante e tranquila. A partir disso, começa a promover movimentos contínuos e suaves, tocando o corpo somente com as pontas dos dedos. A massagem sensitive pode ser feita por pessoas de idades variadas, pois trata de sexualidade de forma séria, sem tabus, ajudando a desfazer medos, traumas ou receios infundados. Ela atua para a eliminação de tensões, promovendo uma reconexão física, emocional e energética. A respiração profunda e guiada pelo terapeuta também é parte fundamental no processo de relaxamento.

---

Idealizadora do site OFuxico, em 2000 segue como CEO e Diretora de Conteúdo do site. Formada em jornalismo pela Faculdade Casper Líbero, desde os anos 1980 trabalha na área do jornalismo de entretenimento. Apaixonada por novelas, séries, reality, cinema e estilo de vida dos famosos.