Maurício de Sousa ganham homenagem pelos seus 85 anos

Por - 26/10/20 às 20:10

Divulgação/Montagem

Maurício de Sousa é facilmente um dos nomes mais importante da literatura brasileira, sobretudo de quadrinhos, afinal, ele é o grande criador de Turma da Mônica.

Por causa disso, ele é amado por milhares de crianças que, nessas últimas quatro gerações, aprenderam a ler com as histórias da Turma da Mônica. E também é inspiração para muitos desenhistas que almejam trabalhar e viver de quadrinhos.

A constatação do carinho que os caricaturistas têm pelo desenhista é a Expo Mauricio 85, com mais de 60 caricaturas, criada para homenagear o aniversário de 85 anos do Mauricio, que estará disponível a partir de terça-feira (27), dia de seu aniversário.

Em seus 85 anos de vida, com 61 de carreira, Mauricio se reinventou e manteve um estúdio, único na América Latina, como uma fábrica de sonhos que não para de criar ideias para seu público.

O desenhista se tornou essencial para todo o mercado de quadrinhos, por criar um público leitor que se alfabetiza pelas historinhas aos 4 ou 5 anos de idade, e que se mantém ao longo dos anos. Uma força para todos os desenhistas que batalham nessa área.

A exposição é organizada pela Associação dos Cartunistas do Brasil – ACB, e mostra que é preciso mesmo festejar, pois um grande desenhista brasileiro, em plenos 85 anos de idade, está atuante e cheio de energia, como em seu início de carreira.

Artes de cartunistas para a exposição de 85 anos do Mauricio de Sousa

Expo MAURICIO 85

Link: www.universohq.com/mauricio85

Estreia: 27 de outubro de 2020

Turma da Mônica Jovem ganha troféu no GP do Cinema Brasileiros
Turma da Mônica O Show é exibido virtualmente pelo Teatro Bradesco

Mauricio de Souza homenageia Quino: ‘Irmãos latino-americanos’

Mauricio de Sousa se manifestou sobre a morte do cartunista Quino, que morreu no último dia 30 de setembro, aos 88 anos, segundo a imprensa vítima de um AVC (Acidente Vascular Cerebral).  

“O amigo Quino está agora desenhando pelo universo com aqueles traços lindos e com um humor certeiro como sempre fez. Criou sua Mafalda, hoje de todos nós, no mesmo ano em que eu criei a Mônica, em 1963”, iniciou ele.

O criador da Turma da Mônica prosseguiu com seu relato.

“Por isso, nos tornamos irmãos latino-americanos para desbravar o mundo dos quadrinhos. Estive com ele em 2015, em Buenos Aires, no Centro Cultural Brasil-Argentina, onde o presenteei com uma Mônica ao lado da Mafalda na comemoração dos 50 anos das duas personagens”, relembrou.

O cartunista brasileiro concluiu seu tributo ao colega de ofício.  

“Uma pessoa dócil e um dos maiores desenhistas de humor de todos os tempos. Quino vive agora mais forte dentro de nós”, disse.

Mauricio de Souza homenageia Quino em desenho

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.