Mayana Moura revela bipolaridade

Por - 06/10/17 às 08:47

Divulgação/Globo/Estevam Avellar

No ar em Tempo de Amar, após quatro anos afastada da telinha, quando atuou em Guerra dos Sexos, Mayana Moura revelou o motivo de ter ficado tanto tempo longe dos holofotes.

A atriz passou boa parte nos Estados Unidos, com a família. Mas também se cuidou após descobrir que sofre de transtorno bipolar. Mayana chegou a ser internada após uma crise.

Em seu perfil no Instagram, ela detalhou o que passou.

"Há mais ou menos um ano, após uma grave crise de mania, fui internada e diagnosticada com transtorno bipolar tipo 1, e decidi falar sobre isso abertamente hoje para ajudar na luta contra o estigma das doenças psiquiátricas".

Mayana se sentiu à vontade para falar da doença e ajudar outras pessoas que padecem com algo que não sabem explicar em definitivo.

"Quem sabe inspirar pessoas que como eu sofrem com essa doença a procurar um médico e a manter a vida sob controle. Não tem cura, mas tem tratamento e deve ser levado muito a sério. Desejo a todos que sofrem com doenças mentais muita força e responsabilidade de buscar ajuda e fazer seus tratamentos sem interrupções. É possível ser feliz e se sentir bem, quando há tratamento. Se cuidem, se tratem, com amor".

A bipolaridade é uma doença psiquiátrica caracterizada por variações acentuadas do humor, com crises repetidas de depressão e "mania". Qualquer dos dois tipos de crise pode predominar numa mesma pessoa sendo a sua frequência bastante variável. As crises podem ser graves, moderadas ou leves.

As mudanças do humor, num sentido ou noutro têm importante repercussão nas sensações, nas emoções, nas ideias e no comportamento da pessoa, com uma perda importante da saúde e da autonomia da personalidade.

 

 

Há mais ou menos um ano, após uma grave crise de mania, fui internada e diagnosticada com transtorno bipolar tipo 1, e decidi falar sobre isso abertamente hoje para ajudar na luta contra o estigma das doenças psiquiátricas. Quem sabe inspirar pessoas que como eu sofrem com essa doença a procurar um médico e a manter a vida sob controle. Não tem cura, mas tem tratamento e deve ser levado muito a sério. Desejo a todos que sofrem com doenças mentais muita força e responsabilidade de buscar ajuda e fazer seus tratamentos sem interrupções. É possível ser feliz e se sentir bem, quando há tratamento. Se cuidem, se tratem, com amor, Mayana Moura #bevocal #speakupformentalhealth #bipolar A Bela imagem é da artista Alexandra Levasseur

Uma publicação compartilhada por Mayana Moura (@mayanamouraoficial) em

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.