Médico que operou André Marques orienta quem quer fazer cirurgia bariátrica

Por - 22/11/18

Reprodução/Instagram

André Marques comemorou cinco anos de sua cirurgia bariátrica, que o fez perder 70 kg durante este tempo. No relato, o artista destaca que o médico que o operou explicou os riscos das doenças associadas à obesidade.

O cirurgião Cid Pitombo, especialista em estudos de obesidade, aponta que, além de riscos de desenvolver diabetes, doenças cardíacas e vasculares, pessoas acima do peso podem sofrer de problemas motores.

"O excesso de peso sobrecarrega joelhos, coluna, coração, pulmão. E essa sobrecarga apresenta a conta ao longo da vida, gerando problemas diversos de saúde, podendo inclusive levar à morte. Uma analogia que pode ajudar os pacientes a entenderem é imaginar um carro com motor 1.0 novo. Ele vai conseguir acelerar e subir ladeiras normalmente, mesmo que cheio de passageiros. Mas com o passar do tempo este motor começa a falhar e perder o desempenho. É o mesmo com o organismo do obeso", disse.

Recordista em cirurgias bariátricas, o médico é reconhecido internacionalmente como um dos principais nomes no tratamento de obesidade. Além de viajar o mundo realizando cirurgias de demonstração, Cid Pitombo é um dos responsáveis por introduzir a videolaparoscopia no Brasil. A técnica, que é menos invasiva e proporciona uma recuperação mais rápida ao paciente, é utilizada, inclusive, pelo SUS, no Programa de Cirurgia Bariátrica no Hospital Estadual Carlos Chagas, que existe desde 2010.

A equipe multidisciplinar, composta por médicos, enfermeiros, psicólogos e nutricionistas, trata a qualidade de vida e a mudança de hábitos como objetivo principal do projeto, que opera 40 pessoas por mês.

---