Médicos dizem que Wando pode deixar o CTI na próxima semana

Por - 03/02/12 às 20:51

Reprodução/facebook

 A equipe médica que cuida do cantor Wando, no Biocor Instituto, concedeu na tarde desta sexta-feira (3) uma entrevista coletiva para falar sobre o histórico do caso e o atual estado de saúde do artista.

De acordo com o doutor João Carlos Dionísio, médico particular de Wando, o cantor o procurou na segunda-feira (23) queixando-se de dores no peito e queimação no estômago. Nesse mesmo dia foram realizados exames e os resultados foram considerados preocupantes.

Por essa razão na manhã de sexta-feira (27) Wando foi ao Biocor, onde passou por um cateterismo em que foi diagnosticado o entupimento de múltiplas artérias. Nesse momento os médicos informaram ao paciente a necessidade de uma cirurgia de ponte de safena. Só que durante a preparação para a cirurgia Wando se sentiu muito mal e na madrugada de sábado teve um princípio de infarto. Na mesma hora o cantor foi submetido a uma angioplastia de emergência. Segundo os médicos o procedimento foi considerado um sucesso, mas nesse momento o quadro de saúde de Wando era considerado gravíssimo e com altíssimo risco de óbito.

Ainda segundo a equipe médica, no decorrer da semana o quadro foi evoluindo e os exames mostraram a recuperação gradativa do coração.

Na quinta-feira (2) Wando foi submetido a uma traqueostomia, para ajudar no processo de respiração. Os médicos garantiram que o procedimento não afetará a voz do cantor.

Os médicos afirmam que apesar da melhora o estado de saúde do artista ainda é considerado grave e que a recuperação será bem lenta, mas a previsão, se tudo continuar correndo bem, é que na próxima semana Wando deixe o CTI.

Nesta sexta-feira foi retirado o aparelho de assistência circulatória e o próximo passo será a retirada do equipamento que auxilia a respiração.

A equipe ainda apontou como fatores do problema de saúde de Wando o stress, sedentarismo, má alimentação e, principalmente, a hereditariedade, já que há outros casos na família do cantor de doenças do coração.

Enquanto permanece internado Wando recebe inúmeras manifestações de carinhos de fãs e colegas da música.

+WANDO TERÁ QUE MUDAR ESTILO DE VIDA

Segundo a assessoria de imprensa do hospital, uma banca de jornal que fica bem em frente ao Biocor foi pichada com a mensagem “Wando: paz, saúde e muita calcinha”.

Na quinta-feira (2) a cantora Claudia Leitte enviou flores ao cantor. Os dois já cantaram juntos em algumas ocasiões.

Outro que também demonstrou carinho e votos de breve melhora à foi Jair Rodrigues, que ao falar com a esposa de Wando pelo telefone disse que dedicará um show que fará neste fim de semana ao amigo internado.

Wando apresentou uma melhora clínica nesta sexta-feira (3), segundo boletim médico divulgado pelo Hospital Biocor. O cantor está acordado é já se comunica, porém ainda continua respirando com ajuda de aparelhos.

 

Leia na íntegra o novo boletim médico divulgado no começo da noite desta sexta-feira (3):

"Paciente acordado e comunicando. Apresentando melhora clínica. Continua  respirando com ajuda de aparelho (respirador). Retirado hoje o dispositivo de assistência circulatória. Sem complicações durante o dia. Persiste em cuidados intensivos no Centro de Terapia Intensiva do Biocor Instituto."

Assina o boletim o Dr. Heberth Miotto, coordenador médico do CTI do Biocor Instituto.

 A família do paciente autorizou a divulgação dessas informações.