Melanina Carioca defende Ananda e repudia Ana Paula Minerato: ‘Lamentável!’
Por Flavia Cirino - 26/11/24 às 12:48
Após falas da modelo Ana Paula Minerato virem à tona na segunda-feira, 25 de novembro, repúdio ao ato racista ganhou força na web. Em um suposto áudio, em conversa com o rapper KT Gomez, ela teria usado termos ofensivos para se referir ao cabelo e à pele da cantora Ananda, do grupo Melanina Carioca.
Saiba quem é Ananda, alvo da falas racistas de Ana Paula Minerato
No diálogo atribuído a Ana Paula, ela usa termos racistas como “neguinha” e “cabelo duro”.
Após o vazamento do áudio, o grupo Melanina Carioca divulgou uma nota de repúdio.
Leia a nota na íntegra
Ato de Racismo contra Ananda do Melanina Carioca
Nós, do grupo Melanina Carioca, vimos a público manifestar nosso mais profundo repúdio a um ato de racismo sofrido por nossa integrante Ananda, que foi alvo de falas absolutamente inaceitáveis proferidas pela ex-panicat Ana Paula Minerato, que vazaram nas redes sociais. Nesse áudio, palavras de ódio e intolerância são dirigidas à Ananda, um episódio de discriminação que é, infelizmente, apenas um reflexo de uma realidade cruel enfrentada por muitas pessoas negras todos os dias.
Receba as notícias de OFuxico no seu celular!
A situação se torna ainda mais lamentável, pois, no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, o grupo Melanina Carioca lançou sua mais nova música, uma celebração da cultura negra e da luta contra o racismo. Não podemos deixar de notar que, nesse momento de comemoração e conscientização, nossa arte se torna alvo de um ataque tão vergonhoso.
Deixamos claro que o Melanina Carioca e todos os seus integrantes são contra qualquer ato de racismo e repudiam com veemência atitudes como as que foram divulgadas. O racismo não tem espaço em nossa música, em nosso movimento ou em nossa sociedade.
A Ananda, que soube do ocorrido pelas redes sociais, após o áudio ser exposto, está recebendo o apoio e o carinho de todos nós, e, principalmente, da comunidade negra que luta por respeito e igualdade. Agradecemos profundamente a cada fã e a cada mensagem de solidariedade e apoio que temos recebido nesse momento. É fundamental que, como sociedade, continuemos a combater o racismo em todas as suas formas, com união e coragem.
Seguimos firmes, com mais força e união do que nunca, em nossa luta e em nossa arte. O racismo não nos calará.
Atenciosamente, Melanina Carioca”
É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino