Michael Jordan fará doação milionária para luta antirracista

Por - 08/06/20 às 08:34

Divulgação

O ex-astro da NBA, Michael Jordan, anunciou que vai doar US$ 100 milhões (equivalente a R$ 497 milhões) para organizações engajadas na causa antirracista. Através de um comunicado, Estee Portnoy, porta-voz de Jordan, destacou que o ex-jogador do Chicago Bulls, juntamente com sua empresa Jordan Brand, distribuirá esse valor nos próximos 10 anos a "organizações dedicadas a garantir a igualdade racial, justiça social e maior acesso à educação".

Michael Jordan tem sido uma das figuras do esporte que levantou a voz nos últimos dias, aumentando a indignação nacional pela morte do afro-americano George Floyd, assassinado por um policial branco de Minneapolis durante uma operação. O eterno camisa 23 dos Bulls teve sua carreira marcada por evitar posicionamento político ou sobre questões raciais, tanto como jogador, quanto como dono do Charlotte Hornets. O comunicado divulgado na última sexta-feira (05) é um dos poucos em que a lenda se manifestou abertamente, relatando dor, tristeza e raiva.

"Vidas negras importam. Esta não é uma afirmação controversa. Até que o racismo arraigado que permite o fracasso das instituições de nosso país seja completamente erradicado, permaneceremos comprometidos em proteger e melhorar a vida dos negros. Estou do lado daqueles que estão denunciando o racismo e a violência arraigados contra pessoas de cor em nosso país. Basta", disse.

O crime em que Floyd foi vítima durante uma detenção brutal, na qual ele foi imobilizado por um agente que colocou seu joelho sobre o pescoço da vítima por quase nove minutos, desencadeou as maiores manifestações das últimas décadas nos Estados Unidos.

Michael Jordan vende impressionante mansão no meio de bosque

Franquia Matrix pode ganhar filme com Michael B. Jordan

---