Micheli Machado desabafa após perda da filha: ‘Dói até para respirar’
Por Flavia Cirino - 29/05/2025 - 06:55

A atriz e comediante Micheli Machado emocionou ao fazer seu primeiro pronunciamento após a perda da filha, às vésperas do nascimento da bebê, que se chamaria Liz.
Na quarta-feira, 28 de maio, a artista publicou uma carta aberta sobre o ocorrido na reta final da gestação. Em seu relato, Micheli descreve a dor profunda e inesperada que tomou conta de sua vida.
Saiba mais sobre o que aconteceu com Micheli Machado
“O encontro do bonito com o feio. O amor mais puro, mais lindo e mais verdadeiro que alguém possa sonhar em ter, de repente, a dor mais horrível, profunda, mais devastadora que possa existir”, disse ela, primeiramente.
A atriz, em seguida, relembrou a última noite com a bebê em seu ventre, quando ainda sentia os movimentos e brincava com sua filha mais velha, Morena.
Entretanto, no dia seguinte, ao perceber a ausência de movimentos, Micheli procurou atendimento médico e recebeu a notícia de que o coração de Liz não batia mais.
“Fui dormir com você mexendo, brincando com sua irmã e mal sabia eu que era nossa última noite, o último ‘momento bobeira’ de nós 3”, comentou.
O apoio incondicional da família em meio à dor
Durante esse período devastador, Micheli destaca o apoio fundamental de sua filha Morena e de seu esposo, o ator Robson Nunes. Morena esteve ao lado da mãe no momento em que receberam a notícia da perda de Liz.
“Você estava comigo quando a médica mostrou que o coraçãozinho da Liz não batia mais. Nos olhamos e, em silêncio, nos abraçamos e choramos.”
Angélica presta solidariedade a Micheli Machado, sua ex-Angelicat
A atriz expressou sua gratidão pela filha mais velha, descrevendo-a como uma irmã incrível para Liz e uma companheira amorosa durante toda a gestação.
“Obrigada, filhas amadas! Vocês fizeram eu ter uma gestação maravilhosa. Obrigada, Morena, por ser a filha mais incrível de todas! Você fez com que eu me sentisse a gestante mais especial do mundo! Eu te amo infinita e eternamente.”
Robson Nunes também foi mencionado por Micheli como um pilar de força durante esse momento difícil. Ela agradeceu ao marido por não ter largado sua mão em nenhum momento, mesmo com o mundo desabando ao redor.
“Robson, que não largou minha mão em nenhum momento, sempre muito preocupado e atencioso, mesmo com o mundo desabando, trazendo amor para nossa família. Eu amo vocês!”
A realidade cruel do luto gestacional
Micheli destacou detalhes sobre a dor física e emocional que enfrenta após a perda de Liz. Ela descreve o vazio deixado pela filha e a dificuldade de lidar com a ausência.
“Dói e dói muito. Dói até para respirar! A respiração corta. O vazio que você deixou, Liz, faz eco na minha cabeça e no meu coração.”
A atriz também mencionou o silêncio esmagador em sua casa, que deveria estar preenchida com o choro e o cheiro de bebê. Ela relata a dor de ver seus seios produzindo leite sem ter para quem amamentar.
“A casa, que era para ter cheirinho e choro de bebê, tem um silêncio infinito e esmagador. Peitos que, apesar das altas doses de remédios para secar, cismam em encher de leite, me lembrando quase que de hora em hora que não há ninguém para mamar.”
Micheli fez um apelo sincero a outras mães que passaram por perdas semelhantes, encorajando-as a viver o luto e respeitar seu próprio tempo.
“A dor das mães e das famílias de natimorto ou bebê arco-íris é válida, legítima e muito, muito cruel. Só quem já passou ou está passando por isso sabe como é difícil seguir.”
Forças para seguir em frente
Ela reconhece que talvez nunca se sinta completa novamente, mas encontra forças em sua filha Morena para continuar.
Receba as notícias de OFuxico no seu celular!
“Só sei que inteira jamais serei novamente, afinal, uma parte de mim se foi e não volta mais. Mas tenho minha outra parte, Morena, que me lembra todos os dias que é preciso seguir e que vale a pena viver, me enchendo de amor, leveza e orgulho.”
Por fim, Micheli agradeceu o carinho e as mensagens de apoio que tem recebido, destacando como esse afeto tem aquecido seu coração em meio à dor.
“Obrigada a vocês por todo carinho, orações, mensagens, flores e afeto que vocês estão mandando para a gente! Está chegando tudo aqui, viu? Não sabia que eu era tão querida assim e, apesar de despedaçado, meu coração está quentinho com tanto amor”, destacou, por fim.
É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino

























