Minissérie Amazônia terá padre real em seu elenco

Por - 27/11/06 às 12:43

Reprod/Gov.do Estado do Acre

Nem só de atores representando personagens importantes da história do Acre, será composto o elenco de Amazônia – de Galvez a Chico Mendes. Na minissérie de Glória Perez, dirigida por Marcos Schechtman, marcada para estrear no dia 2 de janeiro de 2007, na Globo, há espaço também para personagens reais que habitam aquela área da floresta, como é o caso do padre italiano Paolino.

A autora faz um paralelo entre o papel vivido por Antônio Calloni – de Padre José – com o religioso que vai aparecer em sua trama.

“Antes era o padre José. Hoje é o padre Paolino que percorre os rios do Acre fazendo desobrigas: batizando, casando, abençoando e cuidando das populações ribeirinhas. Padre José era nordestino, chegou ao Acre menino, tangido pela seca de 1915. Padre Paolino é italiano, e deixou uma vida confortável para se dedicar aos moradores dos rios. Padre José vai estar na primeira e na segunda fase de nossa minissérie, interpretado pelo Calloni. Padre Paolino vai estar em pessoa, na terceira fase.”

As semelhanças entre as duas importantes figuras religiosas não param aí. Glória conta que padre José escreveu um livro sobre suas experiências na floresta e que padre Paolino seguiu o mesmo exemplo. Em seu livro, padre Paolino transcreve as receitas que o povo da floresta utiliza para curar doenças, que a autora enumera alguns exemplos.

Para combater a febre – passar o óleo de cumaru no corpo todo. Faz suar e passa a febre. Também acaba com a febre o chá com duas polegadas de casca de caranapaúba e uma chave de quina do mato num litro d’água. Tomar um copo durante o dia.

Para dor de ouvido, o remédio é a flor de jerimum. Esquentar a flor de jerimum, tirar o sumo e colocar duas gotas no ouvido duas vezes ao dia. Ou, como ensina o padre Paolino, a catinga de mulata. Esfregar uma palma de catinga de mulata, tirar o sumo, coar e colocar duas gotas no ouvido, duas vezes ao dia. Tampar com algodão.

Espinhas e Cravos? Agrião e pepino se tornam a solução. Ferver as folhas do agrião e, com esta água, basta lavar o rosto. A receita é: amassar um pepino até virar um creme e aplicar diariamente no rosto.

Padre Paolino

O padre Paolino Baldassari nasceu na Itália. Está no Brasil desde 1951. Em 1954, viveu e trabalhou em Boca do Acre (AM), Sena Madureira e Brasiléia (AC). Desde 1963 é vigário da Congregação Servos de Maria da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Sena Madureira.

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.