Ministério Público quer criar monumento a Domingos Montagner

Por - 21/09/16 às 08:31

AgNews

A morte do ator Domingos Montagner, na última quinta-feira (15), ainda causa comoção. E, não por acaso, o Ministério Público Federal em Sergipe (MPF-SE) quer que a Prefeitura de Canindé de São Francisco firme um acordo como reparação à morte do ator, o que considera um "dano moral coletivo". De acordo com o a procuradora da República Lívia Tinoco, deve ser criado um monumento que reverencie a alegria das atividades circenses em homenagem à memória do ator e a implantação de uma escola municipal de circo e teatro.

Em ofício enviado ao prefeito José Heleno da Silva, a procuradora afirma que houve omissão do poder público, devido à falta de equipamentos de segurança no local e pela ausência de autorização de uso da área pela União. 

De acordo com o MPF, o poder municipal inaugurou a área de praia no dia 30 de julho sem a segurança adequada. A procuradora Lívia Tinoco argumentou que a entrega das obras "convida" as pessoas a usarem o local para banho.

A Prefeitura também não teria autorização para uso do espaço, que pertence à União. As obras, portanto, seriam irregulares, pois não haveria solicitação de cessão do terreno – no local, foram construídos alguns quiosques. Após a inauguração, o MPF já havia pedido que a prefeitura não realizasse a entrega dos equipamentos até que houvesse autorização federal e a realização de um processo licitatório.

Por meio de nota, assinada pelo secretário de Turismo, José Dimas dos Santos Roque, a Prefeitura de Canindé de São Francisco afirmou que o MPF não tem "qualquer responsabilidade pela ausência de placas, sinalizações e guarda-vidas".

Domingos Montagner estava mergulhando numa região conhecida como "Prainha", em Canindé de São Francisco, ao lado da atriz Camila Pitanga, quando acabou se afogando e morreu no último dia 15.

O acidente

O ator, que interpretava Santo em Velho Chico, terminou de gravar sua cena para a trama na manhã de quinta-feira (15) e foi mergulhar nas águas do rio São Francisco com a amiga e companheira de cena, Camila Pitanga. Em depoimento à polícia, a atriz descreveu o acidente: ela e Domingos foram até uma pedra e mergulharam no rio. Depois, ela notou a grande correnteza e avisou Domingos.

Eles nadaram de volta para a pedra, onde Camila chegou primeiro e tentou duas vezes segurar na mão do ator. Mas a correnteza o arrastou de volta para água. O corpo foi encontrado a 18 metros de profundidade e a 320 metros da prainha de Canindé do São Francisco, onde ele foi visto pela última vez.

TUDO SOBRE A MORTE DE DOMINGOS MONTAGNER

Jô Soares vai homenagear Domingos Montagner em programa
Marcelo Serrado mostra foto dos bastidores de Velho Chico
Missa de sétimo dia de Domingos Montagner é marcada
Camila Pitanga ganha apoio e presentes de fãs

---

Tags: