Ministério reclassifica horário de novela da Record
Por Redação - 10/10/06 às 10:23
Em despacho no Diário Oficial de segunda-feira, dia 9, o Ministério da Justiça classificou Vidas Opostas, próxima novela das oito da Record, como inadequada para antes das 21h, porque a considera violenta e imprópria para menores de 14 anos.
De acordo com a coluna de Daniel Castro, do jornal Folha de S. Paulo, a emissora irá recorrer da decisão. Se não conseguir reclassificar a trama para as 20h, terá que suavizá-la ou mudar seu horário de exibição das 20h30 para as 21h.
A partir da leitura da sinopse da novela, que estréia em novembro, o ministério apontou a existência de cenas como assassinatos, tiros, tortura e consumo e tráfico de drogas.
"A novela não é só Cinderela (um homem rico que se apaixona por moça pobre). Há um núcleo de traficantes. Essa é uma realidade que até candidatos à Presidência viram. É a parte mais crítica e profunda da novela que está em jogo", protesta o autor, Marcílio Moraes.
Ainda de acordo com o colunista, um provável desfecho dessa história será a Record assumir, junto ao governo, o compromisso de suavizar a novela. Isso ocorreu com Bicho do Mato.
Mas, o ministério monitora as novelas e pode voltar atrás. A emissora assumiu compromisso de não exibir violência ou nudez em Bicho do Mato e acaba de ser advertida pela segunda vez por descumprir o trato. Na terceira, poderá ver essa novela reclassificada para as 20h.
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.