Mion culpa Lula por falta de incentivo aos esportes e é detonado
Por Raphael Araujo - 31/07/24 às 16:50
O apresentador Marcos Mion, do “Caldeirão” na TV Globo, criticou o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela falta de incentivo aos atletas na Olimpíada de Paris-2024. Em um vídeo publicado no Instagram, Mion desabafou sobre as derrotas dos atletas brasileiros nos Jogos Olímpicos e apontou imprecisões nos dados sobre o apoio governamental.
Filme de Marcos Mion tem trailer divulgado
“Tá me partindo o coração ver os nossos atletas olímpicos pedindo desculpas por não terem ganhado medalha, por terem perdido. Queridos atletas, parem, por favor. Cabeça erguida!”, disse Mion primordialmente no início do vídeo. Ele destacou que os atletas mereciam reconhecimento e aplausos, enquanto o governo deveria se desculpar pela falta de investimentos no esporte.
O apresentador se baseou em informações de um site pouco confiável para afirmar que a média salarial dos atletas brasileiros em 2024 era de R$ 2.000 por mês. “Mesmo assim, a gente vê em todas as Olimpíadas nossos atletas disputando e ganhando medalhas. Isso, pra mim, é surreal, mostra o tamanho do coração do povo brasileiro. Mostra que a gente tem muita garra”, disse ele, em suma.
Mencionando medalhistas
Mion mencionou as medalhas de Isaquias Queiroz e Rayssa Leal como provas do potencial do Brasil nos jogos, além do desempenho do basquete sem patrocínio oficial. “Numa época onde a seleção de futebol não se classifica e o basquete com investimento apertado do governo, camisa lisa de patrocínio, vivendo uma realidade triste, a ponto do presidente da CBB colocar grana pessoal dele para ajudar… Não é o caso de repensar?”, sugeriu em seguida.
Receba as Notícias de OFuxico em seu celular
Aliás, ele também propôs uma reflexão sobre o futuro do esporte no Brasil: “Entender que, com essa globalização do esporte, talvez não sejamos mais o país do futebol absoluto, mas sim o país do skate, do judô, do basquete, da canoagem, da ginástica, esgrima, vôlei, tênis”.
Por fim, Mion encerrou seu desabafo com palavras de apoio aos atletas brasileiros: “Imagina a vida de atleta olímpico da forma que o Brasil enxerga eles hoje em dia? Imagina! Atletas, quem tem que pedir desculpas é o governo, não vocês. Cabeça erguida, vocês são potências, heróis”.
Web detona Mion pelas declarações
Apesar das críticas, internautas lembraram o passado de Mion com o ex-presidente Jair Bolsonaro, que extinguiu o Ministério do Esporte durante seu mandato. Uma imagem de uma reunião em 2020, onde Mion se encontrou com Bolsonaro para defender a causa de pessoas autistas, voltou a circular nas redes sociais.
Marcos Mion e Suzana celebram os 19 Anos de Romeo com Lual
“Quando o Bolsonaro acabou com o Ministério do Esporte o Mion disse alguma coisa?”, “O apresentador da Globo Marcos Mion colocando a culpa no Lula, como sempre bolsominion não procurar se informar”, “E o Mion tentando se mostrar ‘solidário’ aos atletas nas Olimpíadas, e fingindo mão saber que quem desmantelou o Ministério do Esporte foi seu comparsa Bolsonaro”, foram algumas das postagens após Marcos Mion culpar Lula pela falta de incentivos nos esportes.
Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.