Miss Brasil Gay 2023, Muriel Lorensoni, se prepara para passar a coroa

Por - 18/05/24 às 03:00 - Última Atualização: 17 maio 2024

Miss Brasil GayDivulgação/Juliano Mendes Assessoria

Muriel Lorensoni, atual Miss Brasil Gay, participou nesta semana do lançamento oficial da 42ª edição do Miss Brasil Gay Oficial, em uma coletiva de imprensa realizada em Juiz de Fora-MG, cidade sede do evento.

Com o tema “Deixe o nosso brilho te envolver”, a data definida para a próxima edição do certame será dia 17 de agosto, que será realizado no Ginásio Municipal Jornalista Antônio Marcos, inaugurado no ano passado.

Receba as Notícias de OFuxico em seu celular

A coletiva contou com a presença dos organizadores do concurso, representantes locais e da Miss Brasil Gay Muriel Lorensoni, que comemora o sucesso de sua trajetória e se prepara para despedir do seu reinado com a sensação de dever cumprido.

“Tive um reinado atuante, viajando por todo o Brasil e conhecendo diferentes realidades. Uma das grandes mudanças do atual formato do Miss Brasil Gay é que deixamos de ser uma Miss voltada única e exclusivamente a estética, para ser uma porta-voz da comunidade”, destaca a Miss. 

Eleita em 2023 representando o estado do Espírito Santo, Muriel Lorensoni é formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Paranaense (2008), possui Mestrado (2013) e Doutorado em Estudos da Cultura Contemporânea pela Universidade Federal de Mato Grosso (2021), onde desenvolveu a pesquisa: Miss Gay – O protagonismo gay e os atos performáticos de gênero. Tal estudo, foi um dos grandes diferenciais que levou Muriel a conquistar a tão sonhada coroa.

“Estudar os saberes, os epistemes, os modos, valores e crenças, e ao mesmo tempo refletir quem somos e também sobre o outro. Escolhi este programa de pesquisas por ser fluido, leve e interdisciplinar e principalmente por me dar abertura em trabalhar com o objeto de pesquisa que me identifico, afinal, tudo é cultura”, relembra a artista, que também destaca a importância dos concursos. “Acompanho os concursos desde meus 15, sempre os observei com o olhar de encantamento de um fã, visando a beleza e o espetáculo que são. Hoje, entendo que os concursos de beleza, não são mais meramente sobre uma beleza física, mas sobre um conjunto de valores e características que uma Miss deve ter. Os concursos são um recorte da sociedade e representam os mesmos dilemas e demandas, por isso, é importante perceber o quão potentes esses concursos são”, diz ela. 

Com um reinado atuante, a Miss Brasil Gay Muriel Lorensoni participou de diversas ações que promovem a igualdade e a inclusão da comunidade LGBTQIA+, atuou também como voluntária em instituições como a Casa Florescer – Casa de Acolhimento a Mulheres Trans em São Paulo-SP e a Associação GOLD de Vitória-ES. Mas um momento marcante para a Miss Brasil Gay foi ter ido até Brasília para participar da plenária do casamento igualitário no Brasil, “Foi um dos momentos mais emocionantes da minha trajetória como Miss, poder estar presente no Congresso Nacional e acompanhar a votação do parecer que trata o casamento igualitário no Brasil, foi emocionante”, relembra a artista emocionada.

Muriel também relembra o que a motivou a participar do concurso e os desafios que enfrentou como Miss Brasil Gay Oficial. “Umas das coisas que me motivou a participar do concurso, foi a oportunidade de ser ouvida, de lutar por aquilo que eu acredito e vi no Miss Brasil Gay, uma plataforma grandiosa para me desenvolver e mostrar ao mundo quem eu sou e o que eu posso fazer enquanto artista transformista. Depois de eleita não foi uma tarefa fácil. Não é tão simples para um homem sair por aí de salto e batom, sabemos que isso ainda choca e incomoda a sociedade. O maior desafio é ressignificar tudo isso e mostrar que através do transformismo podemos educar e construir um amanhã com mais respeito e igualdade”, relata Muriel.

Jornalista desde 2000, iniciou a carreira como redatora do site OFuxico em 2002. Anos mais tarde, trabalhou como editora no site Famosidades (MSN), tendo passagem ainda como repórter na Quem, jornal Agora S. Paulo (Folha de S. Paulo), R7 e retornou em 2015 como editora do site OFuxico.


×